Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 31 de maio de 2024
Ações têm como objetivo conectar empresas que possam custear obras em estruturas físicas afetadas pela inundação da cidade
Foto: Giulian Serafim/PMPAA prefeitura de Porto Alegre apresentou, na manhã desta sexta-feira (31), o plano Porto Alegre Forte, um conjunto de medidas de enfrentamento às consequências dos eventos climáticos severos e de estímulo à retomada da cidade.
Uma das ações é a plataforma Reconstruir Porto Alegre, desenvolvida pela prefeitura com técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e que inclui informações de todas as outras pastas e órgãos, mapeando equipamentos públicos danificados pelas enchentes e que necessitam de reformas.
A plataforma tem como objetivo conectar empresas que possam custear obras em estruturas físicas afetadas pela inundação da cidade.
No site, estão relacionados, inicialmente, 54 equipamentos como escolas, postos de saúde, centros de atendimento psicossociais, parques e praças. Cada ponto traz informações sobre o local afetado, sua importância para a comunidade local, a especificação das intervenções necessárias e o valor estimado, em um mapa interativo.
“Estamos mobilizados, com apoio de cidadãos e empresas, para trabalhar de forma conjunta na reconstrução da nossa cidade. Com esta soma de esforços, a cada dia temos avançado mais nesta recuperação. É momento de termos esperança, limpar a cidade, retomar a economia e ajudarmos uns aos outros. Porto Alegre será reerguida e voltará a sorrir”, disse o prefeito Sebastião Melo.
Ao escolher a obra para a qual pretende contribuir, a empresa deve fazer contato por WhatsApp específico para saber mais sobre as demandas existentes.
“Apresentamos um plano de reconstrução de Porto Alegre que não é da prefeitura, é da cidade. Mostramos nossa estratégia a curto, médio e longo prazo para que todos participem desta retomada. Agradecemos imensamente aos voluntários que se dedicaram em todas as pontas e agora, mais que nunca, precisamos unir público e privado para devolver alegria aos porto-alegrenses”, ressaltou o vice-prefeito Ricardo Gomes.
Os valores das obras são repassados diretamente pelas empresas aos fornecedores contratados, sem passar pela prefeitura. O site será atualizado constantemente, relatando o andamento das obras – os nomes dos parceiros também serão informados pela plataforma, em reconhecimento ao apoio.