Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Prefeitura assina contrato de consultoria para desenvolver novo sistema da bilhetagem eletrônica em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Serão consideradas as inovações tecnológicas das novas modalidades de pagamento

Foto: Gustavo Roth/EPTC/ PMPA
Gustavo Roth / EPTC / PMPA

A prefeitura, por meio da SMMU (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), publicou no Diário Oficial de Porto Alegre, na terça-feira (28), a assinatura do extrato de contrato de prestação de serviços técnicos especializados com a Fundação Getúlio Vargas. A consultoria tem como objetivo dar suporte ao processo de concessão do sistema de tarifação eletrônica (bilhetagem) do transporte público de Porto Alegre.

“A contratação vai resultar em uma proposta e no edital de licitação para o novo sistema de bilhetagem eletrônica, que terá a gestão integral do município. Com o acesso às informações e mais transparência será possível planejar com mais eficiência o serviço de transporte público oferecido na Capital, ampliar a segurança, comodidade e agilidade para os passageiros e rodoviários”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Serão analisadas todas as etapas do sistema de pagamento eletrônico de tarifas de transporte, desde o controle de acesso, a geração de créditos até a sua validação e distribuição, com o monitoramento da arrecadação de passagens e da utilização dos cartões de isenção.

A consultoria vai avaliar o atual sistema, assim como os requisitos e procedimentos para o pleno funcionamento dos serviços. Também serão considerados o dimensionamento da capacidade operacional e as inovações tecnológicas das novas modalidades de pagamento, com especificações de softwares e equipamentos.

Ao final do contrato, em até 18 meses, um relatório, com um projeto de licitação, vai fornecer os subsídios que permitam ao poder público decidir sobre a melhor forma e modalidade previstas em lei para assumir a gestão da bilhetagem eletrônica. A contratada ainda vai sugerir novos produtos com vistas à viabilidade econômica dos serviços, sua modernização e utilização de recursos extratarifários na modicidade tarifária do transporte público.

A diretora-geral da SMMU, Maria Cristina Molina Ladeira, justifica os benefícios da gestão do sistema. “Através do controle de dados e da transparência, a prefeitura e as empresas concessionárias do transporte coletivo têm a informação precisa de cada uma das linhas de ônibus que circulam na cidade. Com isso, é possível qualificar a oferta do transporte por linha, região, horário, além de realizar melhores estudos de reajuste ou revisão tarifária e da utilização de recursos”, destaca Ladeira.

O contrato atende a lei municipal complementar nº 808/2016 que determina que as concessionárias do transporte público transfiram a gestão e a administração da bilhetagem eletrônica para o município que, desde então, como titular da sua prestação, vem se preparando para recebê-la.

Todos os procedimentos acontecem de acordo com os parâmetros da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Presidente do Banco Central diz que arcabouço “parecia razoável”, mas que análise depende de desenho final
Proposta de nova regra fiscal deve chegar ao Congresso na próxima semana
https://www.osul.com.br/prefeitura-assina-contrato-de-consultoria-para-desenvolver-novo-sistema-da-bilhetagem-eletronica-em-porto-alegre/ Prefeitura assina contrato de consultoria para desenvolver novo sistema da bilhetagem eletrônica em Porto Alegre 2023-03-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar