Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 13 de maio de 2019
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta segunda-feira (13), a contratação de novos profissionais para atender necessidade temporária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Eles atuarão na chamada Operação Inverno, por tempo indeterminado.
A previsão é de que sejam contratados 21 enfermeiros e 48 técnicos de enfermagem, para atuarem no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas e nos pronto atendimentos. Além disso, ainda foi aprovada a admissão de cinco farmacêuticos e 17 auxiliares de farmácia, para atendimento no HMIPV, pronto atendimentos e farmácias distritais.
O prefeito Nelson Marchezan Júnior estacou a importância da iniciativa. “A experiência vivida em 2009 demonstrou a necessidade de definição de estratégia de prevenção e controle da influenza e demais doenças relacionadas com os meses de inverno”.
Conforme dados da prefeitura, os casos de pneumonia aumentam cerca de 50% entre maio e agosto. Outros índices importantes são os que mostram a bronquiolite viral aguda, a mais comum das doenças respiratórias em menores de 2 anos, com pico de incidência entre maio e setembro e a ocorrência de 90% deos casos de asma em menores de 15 anos, entre abril e setembro.