Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 7 de maio de 2021
Tenda foi instalada no estacionamento externo em frente ao Shopping Bourbon Country.
Foto: DivulgaçãoNeste fim de semana, a prefeitura abre nova frente de vacinação contra o coronavírus, em uma tenda no estacionamento no Shopping Bourbon Country (Zona Norte). O serviço vai das 9h às 17h deste sábado (8), com acesso apenas para pedestres (não é drive-thru) pelas ruas Thadeu Onar e Dário Bittencourt. No domingo (9), o estande funcionará das 9h às 13h.
Será aplicada primeira dose em pessoas com 40 anos ou mais com comorbidades, idosos a partir de 60 anos, gestantes e puérperas, profissionais de saúde e de áreas de apoio à saúde. Também haverá segunda dose para vacinados com Astrazeneca/Oxford que já estejam no prazo. A vacinação de segunda dose da Coronavac continua suspensa.
A tenda de 12×24 metros é uma doação do Ministério Público e Tribunal de Justiça e abrigará uma equipe de cerca de 50 pessoas, entre vacinadores, triagem, digitadores e outros. A estrutura passará a atuar com um ponto permanente de reforço à rede municipal de vacinação, atendendo de segunda a segunda, até o dia 30 de maio. O espaço foi cedido pelo Grupo Zaffari, que também é parceiro na organização de logística e infraestrutura para a atividade.
Também apoiam a ação: Associação Médica do RS (Amrigs), Equipe G, universidades Factum, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), UniRitter e Unisinos, farmácias Panvel, Droga Raia e São João, Instituto do Câncer Infantil, Comando Militar do Sul, Brigada Militar, Guarda Municipal e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Drive-thru – A vacinação no sábado também terá o reforço do drive-thru da PUCRS, que vai funcionar das 9h às 17h, atendendo ao mesmo público.
Unidades de saúde – Cinco unidades de saúde estarão abertas no sábado, das 9h às 15h. Confira abaixo:
US Belém novo – rua Florêncio Farias, 195, bairro Belém Novo
US São Carlos – avenida Bento Gonçalves, 6670, bairro Partenon
US Assis Brasil – avenida Assis Brasil, 6615, bairro Sarandi
US Glória – rua Prof. Oscar Pereira, 3229, bairro Glória
US Tristeza – avenida Wenceslau Escobar, 2442, bairro Tristeza
Documentação necessária – Todos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre, além da documentação relativa à cada comorbidade.
Pessoas com 40 ou mais com as seguintes comorbidades podem se vacinar:
– Diabetes
– Pneumopatias crônicas graves (ex.: asma)
– Hipertensão arterial*
– Doenças cardiovasculares (ex.: insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, dispositivos cardíacos implantados)
– Doença cerebrovascular (ex.: AVC)
– Doença renal crônica
– Imunossuprimidos (ex.: transplantados, pessoas com HIV, pacientes oncológicos)
– Hemoglobinopatias graves
– Obesidade mórbida
– Cirrose Hepática
Continua a aplicação da primeira dose nos grupos anteriores:
– Pessoas com Síndrome de Down maiores de 18 anos
– Gestantes e puérperas (que passaram há menos de 45 dias pelo parto) maiores de 18 anos
– Pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de 40 anos
– Pessoas vivendo com HIV, a partir de 40 anos
– Público em geral com 60 anos ou mais
Comprovação – Documento preferencial a ser apresentado é um laudo médico descrevendo o problema de saúde. Alguns agravos também podem ser comprovados com prescrição de medicamentos de uso contínuo, como hipertensão, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica ou asma. A Secretaria Municipal de Saúde pede que a população leve cópia do atestado médico junto com o original ou receita com medicamentos de uso contínuo. A cópia ficará na unidade de saúde para registro. Vale para todos os públicos listados nas comorbidades acima, menos para pessoas com Síndrome de Down.
Tipos de hipertensão contemplados
– Hipertensão Arterial Resistente (HAR): quando a pressão arterial permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou pressão arterial controlada com uso de quatro ou mais anti-hipertensivos.
– Hipertensão arterial estágio 3: pressão arterial sistólica igual ou maior a 180 e/ou diastólica igual ou superior a 110, independente da presença de lesão em órgão-alvo (cérebro, coração, vasos sanguíneos, olhos, rins) ou comorbidade.
– Hipertensão arterial estágios 1 e 2: com lesão em órgão-alvo (cérebro, coração, vasos sanguíneos, olhos, rins) e/ou comorbidade. Pressão sistólica entre 140 e 179 e/ou diastólica entre 90 e 109 na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.