Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de maio de 2020
Campanha prossegue até 5 de junho
Foto: Anselmo Cunha/PMPAÉ baixa a procura em Porto Alegre pela vacinação por alguns grupos prioritários na campanha contra a gripe. A meta da prefeitura é imunizar 81,3 mil crianças de 6 meses a menores de 6 anos, 12,5 mil gestantes e 2 mil puérperas (mulheres que recém deram à luz).
Faltando duas semanas para o encerramento da campanha, foram vacinadas cerca de 22 mil crianças, 2,9 mil gestantes e mais de 430 puérperas.
Os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe estão mais sujeitos a complicações após a infecção pelo vírus influenza. As crianças têm maior probabilidade de sofrer com pneumonias e outros casos graves, que podem ser fatais. Já as puérperas, além de apresentarem alterações no sistema imune que predispõem a sintomas graves, passam anticorpos contra o influenza para os recém-nascidos na amamentação.
Crianças devem ser vacinadas nas unidades de saúde para manter o acompanhamento do calendário vacinal. Já os outros públicos podem se dirigir a uma unidade de saúde ou às farmácias parceiras do município. Para evitar aglomerações, são mais de 150 locais disponíveis até 5 de junho. Na quarta-feira (27), a prefeitura vai oferecer a opção de atendimento em drive-thrus (menos para crianças).