Ícone do site Jornal O Sul

Prefeitura de Porto Alegre altera critérios e amplia a testagem para o coronavírus

A intenção, segundo a prefeitura, é dar mais agilidade à testagem e diminuir a transmissão da Covid-19. (Foto: Anselmo Cunha/PMPA)

A prefeitura de Porto Alegre alterou os critérios para testes de detecção da Covid-19. Agora, a presença de apenas um sintoma compatível com a doença provocada pelo novo coronavírus e o contato por uma hora no mesmo ambiente de trabalho – anteriormente, o mínimo era de quatro horas – com pessoa que teve resultado positivo em exame PCR, mesmo assintomática, justificam a realização do teste.

A diretora da Atenção Primária da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), Diane Nascimento, explica que a intenção é garantir maior agilidade na testagem e diminuir a transmissão e circulação do vírus na cidade.

Há indicação para realização de testes (o tipo varia de acordo com os critérios estabelecidos pela SMS) para todas as pessoas sintomáticas, familiares assintomáticos de casos positivos e para quem teve contato com infectados no ambiente de trabalho.

Pessoas com sintomas como tosse, febre, cefaléia, alteração no olfato ou paladar, dor de garganta, adinamia (redução da força muscular), mialgia (dor muscular) e dificuldade de respirar devem procurar atendimento médico para que seja feita a solicitação de exames.

Quem teve contato com casos positivos, sem sintomas, deve procurar a sua unidade de saúde de referência e informar o CPF da pessoa positiva para a Covid-19. No atendimento, o paciente será orientado em relação ao prazo para fazer o teste rápido. O mesmo procedimento é indicado a pessoas que tiveram contato com casos positivos no ambiente de trabalho.

Situação da Capital

A Secretaria Municipal de Saúde registrou o total de 48.866 casos confirmados de pacientes com coronavírus em Porto Alegre até esta quinta-feira (12). Entre estes, 42.852 pessoas se recuperaram da doença e 1.370 morreram. Também foram registrados 140.566 casos negativos e outros 9.266 estão em análise.

Os serviços de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) estavam até às 21h com 234 casos confirmados de Covid-19 em adultos e um caso em pediatria. Há também 15 casos suspeitos de adultos e três infantis.

Sair da versão mobile