A prefeitura de Porto Alegre disponibilizou os veículos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para a transferência de pacientes de outras cidades que estão hospitalizados na Capital, em estado menos grave, aos seus municípios de origem.
Segundo a prefeitura, “a medida é uma forma de contribuir com o governo estadual na redefinição dos protocolos de contrarreferência dos atendimentos de urgência”. Na manhã desta sexta-feira (5), os hospitais de Porto Alegre operavam com mais de 200% de superlotação.
A Secretaria Municipal de Saúde identificou 32 pacientes passíveis de deslocamento em que a regulação estadual precisa orientar o destino. Conforme a pasta, as transferências em veículo do Samu ocorrerão “dentro do possível, para não prejudicar a assistência à Capital”.
Nesta semana, Porto Alegre e o governo do Estado definiram um plano de contingência para mitigar a superlotação nos hospitais da Capital, que tem como consequência o colapso do sistema de saúde da Região Metropolitana.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, a pasta trabalha para evitar que pacientes de outras cidades venham para Porto Alegre sem necessidade. “Alinhamos com a regulação estadual, que se comprometeu em reforçar com os hospitais da região a transferência de casos menos graves quando houver a possibilidade”, completou o secretário.