Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 30 de abril de 2021
Melo comemorou o retorno das atividades presenciais
Foto: Reprodução/TwitterO prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e a secretária de Educação da Capital, Janaina Audino, anunciaram, na manhã desta sexta-feira (30), o cronograma de retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino.
A retomada das atividades na educação infantil e nos anos iniciais ocorreu na quinta-feira (29). O retorno dos demais estudantes às salas de aula começará gradualmente no dia 10 de maio, iniciando pelos alunos do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental.
Os demais retomam durante as quatro semanas seguintes, de acordo com o cronograma.
“Tivemos um início bastante tranquilo. No primeiro dia, percorremos diversas escolas, todas preparadas e prontas, recebendo as crianças num clima de reencontro, que estávamos preparados para ver desde o dia 22 de fevereiro”, disse Melo.
A titular da Smed esclareceu diversas questões relacionadas à reabertura das escolas. Ao lado do coordenador da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, destacou a importância da testagem, iniciada para os profissionais de Educação como mais uma ferramenta a dar segurança para um retorno tranquilo das atividades. “Sabemos que alguns pais estavam receosos em levar seus filhos, até pela insegurança gerada pela judicialização do assunto. Mas temos certeza de que estamos agindo com toda a responsabilidade. E que a retomada das atividades pedagógicas presenciais, neste momento, é segura e necessária”, afirmou Janaina Audino.
A secretária explicou, ainda, que o ensino remoto, mantido para atender àqueles alunos cujos pais ou responsáveis não desejam liberar os filhos para o retorno presencial, não será de responsabilidade dos mesmos professores que atenderão às salas de aula. “É tudo uma questão de gestão. Temos muitos profissionais em atividade remota, por pertencer a grupos de risco, e estes podem perfeitamente seguir com as aulas virtuais, sem prejuízo do deslocamento dos demais para as atividades presenciais”, explicou.
Confira o cronograma: