Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 17 de dezembro de 2020
Termo prevê a entrega de ração para cães e gatos
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilA Fraport Brasil, concessionária responsável pelas obras de expansão do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, vai destinar R$ 144 mil para custear a albergagem de animais domésticos resgatados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade na Vila Nazaré, na Zona Norte da Capital.
O repasse ocorre por meio de termo de doação firmado entre a prefeitura e a Fraport Brasil e publicado no Diário Oficial de Porto Alegre desta quinta-feira (17). Os recursos serão depositados no Fundo Municipal dos Direitos Animais.
“Com a assinatura, conseguimos garantir o apoio necessário para que os animais possam seguir albergados enquanto aguardam por um novo lar. Parcerias como essa são fundamentais para que as políticas públicas na área possam ser implementadas e façam a diferença”, destacou a secretária-adjunta do Meio Ambiente e da Sustentabilidade de Porto Alegre, Viviane Diogo.
O valor doado pela Fraport vai garantir a albergagem de 60 cães e gatos ao longo de 12 meses, mediante o pagamento de R$ 200 mensais por animal. O termo prevê ainda a entrega de 90 quilos de ração para gatos e outros 3,6 mil quilos de ração para cães em até 30 dias úteis. Depois de recebido, o volume vai ser distribuído às entidades protetoras cadastradas pelo município. Outro aspecto acordado foi a doação de três leitoras de microchip, também no prazo de 30 dias úteis.
Na busca por solucionar problemas como o ocorrido na Vila Nazaré, desde abril deste ano Porto Alegre conta com um decreto específico sobre o tema. Iniciativa pioneira no Brasil, ele determina a necessidade da definição de um projeto de resgate, controle populacional, ressocialização e adoção de animais domésticos como parte da etapa de licenciamento ambiental de projetos.