Sexta-feira, 18 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Prefeitura de Porto Alegre entrega espaço de convivência a grupo de idosos da Zona Sul

Compartilhe esta notícia:

Atualmente, são atendidos 25 idosos no Centro Dia do Idoso. (Foto: Julio Ferreira / PMPA)

A prefeitura de Porto Alegre entregou uma nova área de lazer para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) da região do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centro Sul, em parceria com a Rede Calábria. O local recebeu acessibilidade, cancha de bocha com grama sintética, churrasqueira e bancos. A construção do espaço foi feito com recursos do Orçamento Participativo, com custo de R$ 150 mil.

O serviço é realizado em espaço compartilhado ao Centro Dia do Idoso Zona Sul – Portal da Felicidade (CDI Zona Sul). Atualmente, são atendidos 97 idosos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e 25 idosos no Centro Dia do Idoso, que funciona na rua Silvio Silveira, 2.713, Cavalhada.

“Entendemos que este é um serviço que traz prevenção, sobretudo, à saúde física e saúde mental. Esperamos que curtam muito esse espaço”, destacou o chefe de gabinete do prefeito, André Coronel.

O presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cristiano Roratto, falou da importância desta entrega na melhoria do serviço e atenção às pessoas idosas na região. “A gestão respeitou a vontade popular, assegurando essa entrega, ajudando a qualificar o atendimento com muito carinho”, comentou.

O espaço foi batizado em homenagem a Ezilda Carvalho Fagundes, atuante no Orçamento Participativo e monitora em atividades da região. “É uma conquista da comunidade. Só tenho a agradecer e dizer que a família está muito contente por dedicarem esse momento para a minha avó”, destacou o neto de Ezilda, Maico Carvalho.

Metodologia

A metodologia SCFV prevê um encontro regular do idoso com o educador social, abordando temas transversais, e um encontro de convívio, com atividades culturais, recreativas e esportivas. São quatro grupos de idosos que participam de oficinas de canto, informática, artesanato, tricô, crochê, culinária, jardinagem e horta comunitária.

O Centro Dia do Idoso Portal da Felicidade – Zona Sul oferece atendimento especializado para pessoas idosas em situação de risco ou violação de direitos com atendimento de equipe multidisciplinar, oportunizando oficinas de cultura, lazer, educação física e alimentação balanceada.

O espaço atende 30 vagas por dia, através de atendimento diurno de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

A Polícia Civil está investigando caso do bebê de cinco meses que morreu após passar mal em creche de Canoas
Novo centro de oncologia de Porto Alegre inicia atendimentos em fevereiro
https://www.osul.com.br/prefeitura-de-porto-alegre-entrega-espaco-de-convivencia-a-grupo-de-idosos-da-zona-sul/ Prefeitura de Porto Alegre entrega espaço de convivência a grupo de idosos da Zona Sul 2024-01-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar