Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de abril de 2019
Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (26) o primeiro residencial Inclusivo de Porto Alegre que irá atender jovens acima dos 18 anos. O projeto da Prefeitura por meio da Fundação de Assistência Social e Cidadania, a FASC, visa atender jovens e adultos com deficiência.
O local irá, inicialmente, abrigar 10 pessoas, entre jovens e adultos, que não possuem condições de se sustentar ou não contam com a proteção familiar. Diversos programas de socialização e busca por uma vida mais autônoma serão trabalhados com os abrigados.
Anteriormente, os jovens que completavam 18 anos e não tinham o amparo familiar, não tinham um local em que pudessem ficar acolhidos.
“Temos todo um trabalho de proteção da infância e adolescência e ainda não tínhamos um local para abrigar os jovens adultos. Nosso objetivo não é que seja uma casa definitiva, mas que eles tenham condições de progredir e ter uma possibilidade de futuro com mais autonomia”, afirma a presidente da Fasc, Vera Ponzio.
Para a prestação de serviços no local, foram contratadas 18 pessoas para desempenhar os serviços de Educadores sociais, cozinheiro, serviços gerais. O residencial também contará com uma coordenadora, uma assistente social e uma psicologa especializada em terapia ocupacional.
O Residencial Inclusivo é o primeiro em Porto Alegre e contará também com a parceria do Instituto Pobres Servos da Divina Providência (IPSDP) – Abrigo João Paulo II. A inauguração será na unidade de atendimento, na rua Sandra Bréa, 538, Restinga Velha.