Ícone do site Jornal O Sul

Primeiro dia de controle sanitário no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, tem 68 testes realizados e nenhum positivo

Determinação da OMS é diferente da decisão anunciada pelo governo brasileiro neste domingo (17). (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

A primeira parcial da testagem realizada no controle sanitário no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, contou com 68 testes rápidos de Antígeno (TR Ag). Todos tiveram resultado negativo. A operação é coordenada pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde ) e começou nesta segunda-feira (14). Os testes foram realizados, entre 14h e 17h, em passageiros de voos provenientes de São Paulo, Campinas (SP), Rio de Janeiro e Curitiba.

O objetivo da ação é promover a identificação e a testagem, já no aeroporto, de pessoas sintomáticas ou assintomáticas que possam ter tido contato com novas variantes do coronavírus, minimizando o impacto da entrada na cidade das chamadas variantes de preocupação (VOC), que possam elevar os índices de contágio do vírus.

A abordagem proposta é a de passageiros que desembarquem em Porto Alegre com origem do exterior, independente de escala prévia no Brasil, passageiros de viagens domésticas com origem no estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, onde já há confirmação da variante delta (Indiana). A duração prevista é de 14 dias corridos, com 14 voos domésticos diários. Por semana, também há chegada prevista de quatro voos internacionais, provenientes do Panamá.

Etapas

O controle terá as seguintes etapas: identificação do passageiro: nome completo, telefone, e-mail, endereço de moradia ou do local da estadia em Porto Alegre, cidade/país origem da viagem, itinerário nos últimos 14 dias; triagem quanto à presença de sinais e sintomas; e oferta de testagem, com Teste Rápido de Antígeno (TR Ag). No caso de resultado positivo, será disponibilizada a possibilidade da coleta de Teste de RT-PCR, conforme avaliação da equipe, além de orientação estrita de quarentena por 14 dias.

São parceiros da prefeitura a UFRGS/Escola de Enfermagem, Fraport Brasil, empresas aéreas Latam, Azul, Gol e Copa, além da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No início da tarde, o prefeito, o titular da SMS, gestores da secretaria e da Anvisa e Fraport acompanharam o início dos trabalhos.

Sair da versão mobile