Em mais uma operação “Esforço Concentrado”, agentes da Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF) de Porto Alegre interditaram preventivamente na madrugada desse domingo (4) uma casa noturna que funcionava sem alvará no bairro Cidade Baixa. O estabelecimento – cujo endereço não foi informado pela prefeitura – também não conta com Plano de Prevenção contra Incêndios (PPCI).
“O segmento é considerado de alto risco e, por isso, tem regras específicas a serem seguidas pelos empreendedores”, ressaltou o secretário adjunto de Segurança da capital gaúcha, Comissário Zottis. A medida prevê um prazo de 30 dias para que os proprietários encaminhem recurso.
Acompanhados de integrantes da Guarda Municipal, os fiscais ainda autuaram um bar. Motivo: desrespeito ao horário-limite de funcionamento imposto a esse tipo de negócio na região (2 horas da manhã).
Já no Centro Histórico e bairro Praia de Belas, a operação percorreu os três trechos da orla do Guaíba, onde vigora novamente desde a semana passada o decreto da prefeitura sobre regras de convívio na área. As normas incluem a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas entre meia-noite e 8h. Não foram identificadas infrações.
Ofensiva permanente
A operação “Esforço Concentrado” é realizada de forma permanente aos fins de semana e tem por objetivo garantir a segurança de quem faz da vida noturna um ambiente de diversão ou trabalho. Além das ações em estabelecimentos comerciais, a força-tarefa monitora locais de maior movimento durante as madrugadas.
Qualquer cidadão pode auxiliar as autoridades de Porto Alegre no combate a irregularidades e crimes, por meio de denúncias à Guarda Municipal. Para isso, são disponibilizados o telefone 153 e o aplicativo “156+POA” (opção “Segurança”). A central funciona 24 horas e recebe ligações anônimas, garantindo o sigilo ao colaborador.
(Marcello Campos)