Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 29 de março de 2021
“Com toda a transparência e muito diálogo, estamos trabalhando para dar mais eficiência à máquina pública”, disse Melo
Foto: Alex Rocha/PMPAA prefeitura de Porto Alegre lançou nesta segunda-feira (29) o Mapa Estratégico do Governo Municipal 2021-2024. No ato, ocorrido no Salão Nobre do Paço Municipal, o prefeito Sebastião Melo e o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, apresentaram a estrutura da Sistemática de Governança e Gestão no Executivo Municipal.
Foram assinados termos de compromisso denominados Contratos + Gestão + Resultados 2021 com todos os órgãos da administração direta e indireta. A adesão formaliza o comprometimento das secretarias e das estruturas ligadas a elas. Conforme o prefeito, os contratos foram pensados para melhorar a cidade e a vida das pessoas.
“Com toda a transparência e muito diálogo, estamos trabalhando para dar mais eficiência à máquina pública para entregar serviços melhores”, disse Melo.
O conjunto de iniciativas apresentado pela prefeitura visa desburocratizar a máquina pública, estabelecer metas e indicadores de desempenho, trabalhando a elaboração e execução de projetos exequíveis. Dentro desse contexto, o Mapa Estratégico é um instrumento que busca a construção de uma administração mais eficiente na aplicação de recursos e ágil na prestação de serviços à população. A ferramenta norteará as ações, estabelecendo as diretrizes da gestão.
Já a Sistemática de Governança e Gestão representa os mecanismos padronizados para exercício da liderança governamental, do direcionamento e compartilhamento estratégico, da priorização, definição e monitoramento de metas para a administração pública direta e indireta, com transparência para os gestores, servidores e sociedade.
Por fim, os Contratos + Gestão + Resultados permitirão a aferição dos resultados por meio de metas que refletem compromissos já assumidos pelo governo. Ao longo de 2021, serão monitorados 113 projetos prioritários, 57 entregas e 131 indicadores de desempenho.
Todo o processo será coordenado pela Secretaria de Planejamento, que atuará em parceria com os demais órgãos da administração direta e indireta. Para alcançar as metas propostas, cada secretaria conta com um Núcleo de Gestão Local, do qual fazem parte, além do secretário e de seu adjunto, os coordenadores de gestão, responsáveis pelos indicadores e entregas e os gerentes de projetos.