A Defesa Civil municipal continua efetuando vistoria de rotina em todas as regiões que já apresentaram inundações em outros momentos na capital gaúcha. A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Defesa Civil e demais órgãos integrantes da Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae), monitora as condições climáticas e acompanha o ocorrido na Região Norte do Rio Grande do Sul, a partir de informações emitidas pelo governo estadual.
O volume excessivo de chuvas, que está causando elevação em rios de diversas regiões do interior e que em alguns dias desaguará no Guaíba, mantém os órgãos em atenção e mobilizados, tomando medidas preventivas para caso necessário, assim como foi no evento de setembro.
A régua manual, que fica no Estaleiro da Ilha da Pintada, mostrou elevação de 8 centímetros de sexta-feira (17), este sábado (18), conforme medição:
– Dia 17/11 às 10h – 178 centímetros;
– Dia 18/11 às 9h – 184 centímetros;
– Dia 18/11 às 19h – 186 centímetros.
A Defesa Civil acompanha o nível do Guaíba pela medição de duas réguas em Porto Alegre. A régua automática, de responsabilidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que fica localizada no Cais Mauá. E a manual, utilizada pelos moradores mais antigos do Arquipélago, que fica dentro do Estaleiro na Ilha da Pintada.
Nesse domingo (19) à tarde, a régua automática no Cais Mauá alcançou 2,60 metros – a cota de alerta é de 2,50 metros e de inundação 3,00 metros. A elevação do nível do Guaíba atingiu 2,67 metros à noite, no Cais Mauá.
Já na Ilha da Pintada, a medição somava 2,22 metros – cota de alerta no local é de 2,00 metros e a cota de inundação é de 2,20 metros.
Durante a manhã desse domingo, a Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) da Capital reuniu-se no Centro Administrativo Municipal para definir e dar continuidade às ações preventivas de desastres devido ao grande volume de chuva dos últimos dias. Desde a última quarta-feira, 15, a comissão vem acompanhando e monitorando todos os eventos meteorológicos que estão acontecendo no Estado e que refletem diretamente em Porto Alegre.
A reunião foi conduzida pelo vice-prefeito Ricardo Gomes e contou com a participação, de forma virtual, do prefeito Sebastião Melo. Ficaram definidas que as ações de atenção e monitoramento permanecerão constantes, até a eliminação total do risco de inundação, e que os movimentos preventivos serão reforçados com a preparação de um local para acolhimento caso necessário.
“Estamos alinhados para atender a cidade da melhor maneira e em alerta máximo, trabalhando com sistemas de prevenção para minimizar danos à população”, frisou Gomes.
A Defesa Civil segue observando todas as regiões que possam ser afetadas pelo escoamento das águas dos afluentes do Delta do Jacuí e as banhadas pelo Guaíba.