Quinta-feira, 09 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de outubro de 2017
A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Smed (Secretaria Municipal de Educação) está recebendo as inscrições para alunos novos concorrerem a vagas na Educação Infantil (zero a 5 anos de idade) para o ano letivo de 2018. O prazo segue até 17 de novembro.
As inscrições devem ser feitas diretamente nas escolas das redes municipal ou comunitária. Após, os candidatos devem aguardar a publicação da lista de contemplados com as vagas, que será feita na própria unidade de ensino, no dia 13 de dezembro, para então efetuar a matrícula. O período para a matrícula, que também deverá ser feita na própria escola, será em dezembro.
Os documentos necessários para a inscrição são: certidão de nascimento da criança ou RG com nº da certidão (obrigatório); comprovante de residência; comprovante de renda ou declaração de renda; cartão do Bolsa Família (se beneficiário do programa) ou último extrato de recebimento do benefício. É permitido concorrer a vagas em até uma escola da rede municipal de ensino e em duas comunitárias.
Quem pode se inscrever: todos os interessados em vaga na educação infantil na rede municipal e/ou comunitária (0 a 5 anos) para 2018
Período de inscrição: de 16/10/2017 a 17/11/2017
Onde se inscrever: diretamente nas escolas da rede municipal e/ou conveniada com o Município que sejam de interesse da família. É possível se inscrever em até uma escola da rede municipal e em duas conveniadas
Documentos básicos para inscrição:
– certidão de nascimento da criança ou RG com nº da certidão (obrigatório)
– comprovante de residência
– comprovante de renda ou declaração de renda
– Cartão do Bolsa Família ( se beneficiário do Programa) ou último extrato de recebimento do benefício
Contramão
Enquanto abre inscrições para o ano que vem, a prefeitura estaria preparando o fechamento de vagas em uma das mais antigas escolas de Educação Infantil de Porto Alegre. A EMEI Jardim de Praça Pica-Pau Amarelo, no Centro Histórico de Porto Alegre, deve encerrar o turno integral e o maternal, fazendo com que os pais de mais de cem crianças precisem buscar outra alternativa. A escola, conforme informações da própria prefeitura, foi fundada em 1926, como o primeiro Jardim de Praça da cidade, mas estaria com irregularidades no aluguel do espaço, o que motivaria o fechamento.
O assunto está entre os mais comentados do grupo Vizinhos do Centro Histórico – POA, que reúne mais de 33 mil pessoas no Facebook. Usuários relatam que a prefeitura respondeu dizendo que estaria abrindo um chamamento para creches comunitárias da região. Mas, de acordo com um abaixo-assinado em defesa das vagas, não há nenhuma outra alternativa semelhante para receber essas crianças em um raio de pelo menos 10 quilômetros da escola.
Confira trechos do abaixo-assinado que até o momento já conta com mais de 3.200 assinaturas:
“O Governo Municipal de Porto Alegre anunciou que pretende extinguir o turno integral e maternal da escola Jardim Praça Pica-Pau Amarelo.
O fechamento do turno integral e maternal significam uma grande perda para a comunidade, serão extintas mais de 100(cem) vagas, e precisarão se locomover mais de 10 km até a escola mais próxima. Há mais de 90 anos nenhuma unidade escolar é construída na localidade e agora pretendem fechar definitivamente a única escola de ensino de educação infantil de turno integral no Bairro.
O Pica-Pau Amarelo foi o primeiro Jardim de Praça de Porto Alegre, sendo fundado em 1926 no Governo do Intendente Otávio Rocha. Uma iniciativa ímpar no Brasil e na América do Sul. Porto Alegre destacou-se como a cidade pioneira no Brasil que investiu em programas públicos de recreação com educação. Não podendo agora ser extinto um serviço previsto nos direitos fundamentais da nossa carta Magna.”