Terça-feira, 07 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de junho de 2024
Unidade da área central serve 400 refeições por dia na rua Garibaldi, 461, perto da rodoviária
Foto: Alex Rocha/PMPAA Prefeitura de Porto Alegre reabriu nesta quinta-feira (27), o Restaurante Popular do Centro, na rua Garibaldi, 461, inicialmente para entrega de marmitas à população em situação de vulnerabilidade social, de segunda a domingo, sempre a partir das 11h.
Após a enchente de maio, o refeitório foi limpo, pintado e recebeu nova rede elétrica. Equipamentos como buffet e mesas foram comprados, mas os fornecedores ainda não os entregaram. A reabertura plena, com alimentação no local, deve ocorrer nas próximas semanas. O prefeito Sebastião Melo e o titular da SMDS (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), Jorge Brasil, estiveram no local e falaram sobre a importância do serviço.
“Com alegria retomamos as atividades do nosso Restaurante Popular do Centro, fruto de uma importante parceria com a organização Beith Shalom para oferecer não só refeições, mas também dignidade a quem mais precisa”, disse o prefeito Sebastião Melo.
Esse é o maior dos seis restaurantes geridos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com média de 400 refeições servidas por dia, e estava sem funcionar desde 5 de maio. Outras quatro unidades não tiveram o funcionamento prejudicado e seguem abertas normalmente. Apenas a do bairro Arquipélago segue sem previsão de reabertura, em função do alto nível do Guaíba e da espera pela chegada de novo mobiliário adquirido.
“É importante retomarmos o serviço de refeições gratuitas para a população em situação de vulnerabilidade, que vive nas áreas mais atingidas pela enchente de maio”, completa o secretário Brasil.
Restaurantes populares
Os espaços oferecem refeições gratuitas às pessoas em situação de rua, além de idosos e famílias em vulnerabilidade social. Para acessar o serviço basta estar incluído no Cadastro Único (quem não tiver, pode solicitar o cadastramento na hora). Os locais contam com acompanhamento nutricional, cardápio balanceado e variado. Em pleno funcionamento, eles servem uma média de 1 mil refeições/dia e cerca de 5,5 mil por semana, somando todas as unidades.
Endereços
Centro – rua Garibaldi, 461 (11h – segunda a domingo) – Temporariamente com entrega de marmitas.
Ilhas – rua Oscar Shmitt, 67, Ilha da Pintada. Aguarda data para reabertura.
Funcionamento normal, de segunda a sexta, a partir das 11h
Vila Cruzeiro – rua Dona Otília, 210
Lomba do Pinheiro – Rua Cacimbas, 159
Restinga – Estrada Chácara do Banco, 71
Rubem Berta – rua Caetano Fulginiti, 95