Durante encontro com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, em Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo encaminhou, na tarde desta quarta-feira (12), a indicação da Escola Leocádia Felizardo Prestes, no bairro Cavalhada, como a primeira a fazer parte do projeto de escolas cívico-militares na Capital gaúcha.
A meta é de que até 2024 seja implantado o mesmo sistema em outras sete instituições da cidade. “Lugar de criança é na escola e educação deve ser prioridade sempre, em qualquer governo. Entendemos que o projeto reforça e valoriza as escolas, oferecendo condições ainda melhores aos alunos. É neles que estamos pensando”, declarou Melo.
O ministro se colocou à disposição para dar andamento a esse projeto, além do suporte necessário à educação em Porto Alegre. “Os recursos do ministério são recursos do povo brasileiro. Por isso, contem com o governo federal para auxiliar nos ônibus, merendas, manutenção das escolas e em tudo que faz parte do contexto escolar”, afirmou Ribeiro.
A implantação das escolas cívico-militares é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa. O critério de escolha das instituições leva em conta regiões de vulnerabilidade social, com extrema violência e indicadores de desempenho abaixo da meta. As escolas devem atender acima de 400 alunos, do 1º ao 9º ano de ensino fundamental, nos turnos da manhã e tarde.
De acordo com o projeto, o objetivo é incorporar aos alunos atitudes e valores, conscientizar sobre deveres, direitos e responsabilidade, preparar os estudantes para atuar em qualquer campo profissional e melhorar os indicadores de desempenho.
UFSM
Antes de desembarcar em Porto Alegre, o ministro da Educação esteve em Santa Maria, na Região Central do Estado, onde inaugurou obras na UFSM.