Por meio de decreto, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Porto Alegre decidiu, nesta quarta-feira (16), seguir o regramento estadual no que se refere ao horário de funcionamento do comércio, serviços e restaurantes. Segundo a prefeitura, as medidas levam em conta “a situação econômica na semana do Natal”. Após a publicação, as novas regras devem ter vigência até a próxima quarta-feira (23).
O comércio e serviços, tanto de rua quanto em shoppings e centros comerciais, poderão funcionar até no máximo as 23h, desde que respeitando o distanciamento social e higienização constantes no Decreto 20.625.
Restaurantes também podem atender o clientes até o mesmo horário, inclusive o serviço de pegue-e-leve. Os grupos devem ser de no máximo 6 pessoas, com distanciamento de 2 metros entre as mesas. Serviço de tele-entrega segue funcionando 24 horas por dia.
Sem Réveillon
A prefeitura informou ainda, nesta quarta-feira, que não irá realizar a tradicional Festa da Virada, que nos últimos dois anos ocorreu na Orla Moacyr Scliar. Segundo o governo municipal, a decisão de cancelar o evento ocorre devido à necessidade de se manter o distanciamento social em razão da pandemia de coronavírus.
Conforme o secretário Municipal da Cultura, Luciano Alabarse, a decisão tem o objetivo de proteger vidas. “Queríamos estar comunicando a realização de uma grande festa, mas a realidade é que vivemos uma grave pandemia, que segue tirando vidas. O momento não nos permite promover aglomerações”, diz.
Situação da Capital
A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) registrou o total de 70.127 casos confirmados de pacientes com coronavírus em Porto Alegre até esta quarta-feira (16). Dentre estes, 55.597 pessoas se recuperaram da doença e 1.717 morreram. Também foram registrados 178.584 casos negativos e outros 13.606 estão em análise.
Até as 19h, os serviços de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) tinham 299 casos confirmados de Covid em pacientes adultos e um caso em setor de pediatria, além de 38 casos suspeitos, três envolvendo crianças.
“Prato Alegre”
Com o objetivo de reduzir o impacto da pandemia para a população em situação de rua e de alta vulnerabilidade, haverá um atendimento temporário do projeto “Prato Alegre” na Região Centro (rua Garibaldi nº 461). O serviço de refeição social disponibilizará almoço nos fins de semana de 19-20 de dezembro, 9-10 de janeiro e 16-17 de janeiro.
Serão servidas 200 refeições diárias a partir das 11h30min, no formato de marmitas, de acordo com os protocolos de distanciamento.
“Importante destacar que o almoço dos finais de semana será apenas para as pessoas já cadastradas no Prato Alegre”, informa a diretora-geral de Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte, Jacqueline Kalakun.
O novo formato do serviço de refeições sociais iniciado em dezembro de 2019. Atualmente serve 700 refeições por dia em quatro pontos da cidade: Centro Histórico, Cruzeiro (Zona Sul), Lomba do Pinheiro (Zona Leste) e Restinga (Zona Sul).