Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de agosto de 2021
Segundo a Defesa Civil municipal, o acumulado das últimas 24 horas foi de 45.2 mm, o que representa 43% do volume do mês
Foto: EPTC/TwitterA prefeitura de Porto Alegre reforçou atendimento e serviços durante a chuva da manhã desta quarta-feira (25). Segundo a Defesa Civil municipal, o acumulado das últimas 24 horas foi de 45.2 mm, o que representa 43% do volume do mês. O acumulado de chuva de agosto, até o momento, é de 66.4mm.
As equipes de fiscalização e manutenção elétrica da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) foram reforçadas para os pontos mais críticos e com mais risco de acidentes para monitorar a circulação, restaurar a sinalização e auxiliar motoristas e pedestres.
Foram registrados problemas nos semáforos dos cruzamentos das avenidas Protásio Alves com Palmeira, Farrapos com Edu Chaves, Padre Cacique com Taquari e Padre Cacique próximo a Fase.
Ocorreu uma queda de árvore na rua Dona Alzira, 185, resultando em bloqueio parcial do tráfego. A EPTC também monitorou um bloqueio total, nos dois sentidos, do corredor de ônibus da av. Brasiliano Índio de Moraes, Estação IAPI, em razão de colisão de caminhão em mureta.
Os principais pontos de acúmulo de água foram registrados na avenida Silva Só com Felipe de Oliveira e avenida Sarandi com Zeferino Dias, devido ao transbordo do Arroio Sarandi.
Arroio Sarandi
A Defesa Civil monitora o local. As equipes do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) executaram uma limpeza de retirada de lixo há cerca de um mês, para auxiliar no escoamento da água da chuva no arroio Passo das Pedras, conhecido como Sarandi.
Além disso, desde ontem todas as Estações de Bombeamento de Águas Pluviais da cidade estão em pleno funcionamento. A região é baixa, fica localizada quase no mesmo nível dos rios, e por isso recebe uma contribuição de águas pluviais muito grande, sofrendo historicamente com alagamentos.
O local demanda obras com grandes investimentos. O Dmae está buscando recursos e deve dar início neste semestre a algumas ações, como dragagem e recuperação de redes de drenagem.