A cerimônia do XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas será nesta segunda-feira (4), às 19h, no Teatro Renascença, na avenida Erico Verissimo, 307, em Porto Alegre. A entrada é franca.
Serão premiados – em 15 categorias – os destaques da produção de 2022 que contribuíram para o fortalecimento da cultura. Também serão conhecidos os vencedores especiais do júri e os prêmios concedidos por parcerias: Prêmio Jovem Curador(a), oferecido pela Aliança Francesa de Porto Alegre e o Prêmio de Residência Artística no Ateliê de Gravura, ofertado pela Fundação Iberê Camargo.
Os premiados receberão troféu criado por Xico Stockinger. Será atribuído o Prêmio Aquisição, no valor de R$ 10 mil para o artista contemplado na categoria Artista. O Prêmio Aquisição contemplará a aquisição de uma ou mais obras para o acervo artístico municipal do artista selecionado.
A solenidade será apresentada por Liliana Cardoso, ativista cultural, declamadora, radialista e mestre de cerimônias. A atração musical ficará a cargo do músico e compositor Pedro Cassel.
Homenagem – No evento será divulgada a abertura da exposição do artista homenageado nesta edição, Luiz Carlos Felizardo, com curadoria de Marco Antonio Filho, na Pinacoteca Ruben Berta. A mostra retrospectiva Desenho: Fotografias de Luiz Carlos Felizardo busca apresentar a obra do fotógrafo porto-alegrense à luz daquela que é sua primeira referência estética: os desenhos do ilustrador francês Gustave Doré (1832-1883).
A Comissão de Seleção e de Premiação foi constituída por: Anaurelino Corrêa de Barros Neto, Andréa Brächer, Daisy Viola, Mariane Rotter, Marilice Corona, Mitti Mendonça e Pedro Rubens Vargas.
A iniciativa é uma realização da Coordenação de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.