Domingo, 29 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 8 de novembro de 2023
Em cerimônia marcada para as 19h desta quinta-feira (9) no Teatro da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, o Parlamento gaúcho e a Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) entregarão os troféus aos vencedores da edição 2023 do prêmio “Líderes & Vencedores”. São 15 escolhidos, em um total de sete categorias.
A iniciativa é realizada desde 1995 e tem a sua lista definida em dois momentos distintos. Na primeira fase, jornalistas de todo o Estado e presidentes de entidades filiadas à Federasul indicaram quase 200 nomes, dentre projetos, empresas e empreendedores que contribuem para o desenvolvimento estadual.
Já na etapa seguinte, cinco comissões julgadoras (constituídas por agraciados em edições anteriores e personalidades de destaque setorial) responderam pela seleção final. Cada comissão orienta e supervisiona o processo de sua respectiva categoria.
O presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, define como “especial” a parceria com a Assembleia Legislativa na realização do prêmio. Na sua avaliação, isso ressalta “o Rio Grande que dá certo” e ainda reconhece a importância de protagonistas e projetos que superam desafios e inspiram a sociedade gaúcha a fazer mais e melhor”.
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, acrescenta: “É uma honra para o Parlamento estar ao lado da Federasul para reconhecer personalidades e entidades que fazem a diferença no desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul.”
Categorias
– Mérito Político: vice-governador Gabriel Souza, deputada federal Any Ortiz e deputado estadual Felipe Camozzato.
– Micro e Pequena Empresa: Chica Parilla y Bar (Porto Alegre).
– Média e Grande Empresa: Shopping Pontal (Porto Alegre).
– Líder Empreendedor: Pedro Valério (Porto Alegre).
– Destaque Comunitário: Fundação Pão dos Pobres (Porto Alegre), Hospital de Clínicas de Ijuí e Instituto Renascer / Projeto “Jiu-jitsu para Todos” (Faxinal do Soturno).
– Expressão Cultural: Maestro Evandro Matté (Ospa), Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul e atriz Sandra Dani (Porto Alegre).
– Referência Educacional: Junior Achievement RS, Orquestra Jovem Recanto Maestro (São João do Polêsine) e padre Sérgio Eduardo Mariucci (São Leopoldo).
(Marcello Campos)