Sábado, 28 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 9 de outubro de 2023
Claudia Goldin é a terceira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Economia
Foto: Reprodução/Prêmio NobelO Prêmio Nobel de Economia deste ano foi concedido à norte-americana Claudia Goldin, professora da Universidade de Harvard, por seus estudos sobre mulheres no mercado de trabalho. Ela é a terceira mulher a vencer o prêmio desde a sua primeira edição, em 1969.
Claudia tem 77 anos e é PhD pela Universidade de Chicago. Ela é co-diretora do Grupo de Estudos Sobre Gêneros na Economia do National Bureau of Economic Research.
Os estudos da vencedora mostraram que, parte da explicação para que, ainda hoje, ocorra uma grande disparidade salarial e de oportunidades entre homens e mulheres é a fase da vida em que elas precisam tomar decisões importantes para suas carreiras, ainda muito jovens, quando devem fazer escolhas sobre a maternidade, por exemplo.
“A laureada deste ano em Ciências Econômicas, Claudia Goldin, forneceu o primeiro relato abrangente dos rendimentos das mulheres e da participação no mercado de trabalho ao longo dos séculos”, afirmou a Academia Real das Ciências da Suécia.