O presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Mauro Pinheiro, assume como prefeito em exercício da cidade. O prefeito Sebastião Melo e o vice-prefeito Ricardo Gomes embarcaram para São Paulo nesta segunda-feira (5), onde participarão do leilão para concessão do Cais Mauá. O ato será realizado na B3, em São Paulo, nesta terça-feira (6), a partir das 10h.
Melo retorna à capital gaúcha na noite da terça-feira. Conforme o governo do Estado, responsável pela parceria público-privada, há um consórcio interessado. A concessão será de 30 anos, com investimento estimado em mais de R$ 350 milhões para a recuperação do espaço.
São três quilômetros de extensão do trecho concedido, entre a Usina do Gasômetro até a Estação Rodoviária de Porto Alegre, na área total de 181,2 mil metros quadrados, incluindo 12 armazéns e três docas. O vencedor da licitação deverá reestruturar armazéns tombados e pórtico central e revitalizar as docas nos cinco primeiros anos de concessão.
Ainda segundo o governo, a livre circulação para as pessoas está garantida e será proibida a cobrança de ingresso para acessar o cais a pé. Outros detalhes serão apresentados após o leilão.