Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 11 de agosto de 2021
Presidente da Câmara, Arthur Lira, comanda a sessão do Plenário.
Foto: Cleia Viana/Câmara dos DeputadosO presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), antecipou para a noite desta quarta-feira (11) a votação da PEC (proposta de emenda à Constituição) que promove reforma nas regras para as eleições de deputados e vereadores.
A PEC engloba, entre outras medidas, a adoção do sistema conhecido como”distritão” para a eleição de parlamentares. A proposta havia sido aprovada nesta segunda-feira (9) pela comissão especial sobre o tema.
Para 2022, a proposta prevê eleições para deputados estaduais e federais por voto majoritário. Neste modelo, seria eleito o candidato com mais votos em cada localidade, independente dos partidos.
Atualmente, as eleições para deputados e vereadores usam o sistema proporcional, em que o número de cadeiras de cada partido é decidido pelo cálculo do coeficiente eleitoral.
Lira anunciou ainda nesta quarta que colocaria a votação da reforma eleitoral após suspender a votação dos destaques da Medida Provisória 1045/21.
A votação da PEC estava inicialmente prevista para quinta-feira (12), mas Lira convocou sessão extraordinária nesta quarta, segundo ele, a pedido da maioria dos líderes de bancada.