Ícone do site Jornal O Sul

Presidente da Rússia concede cidadania russa a boxeador

Roy Jones Jr. de bermuda branca durante luta. (Divulgação)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, concedeu por decreto a cidadania russa ao boxeador americano e ex-campeão mundial em quatro categorias, informou neste sábado o Kremlin.

“Em conformidade com o ponto ‘A’ do artigo 89 da Constituição da Federação da Rússia, me disponho a satisfazer a solicitação de cidadania da Federação Russa de Roy Levasta Jones Jr., nascido em 16 de janeiro de 1969 nos Estados Unidos da América”, afirma o texto do decreto presidencial.

O pugilista, uma das grandes lendas do boxe, se reuniu no final do último mês de agosto com Putin na Crimeia, onde solicitou formalmente a cidadania russa.

“Para mim seria muito mais fácil ir e vir, porque aqui as pessoas gostam do esporte e eu gosto muito deste lugar”, disse então Jones Jr. para argumentar seu pedido.

O chefe do Kremlin lhe respondeu que com muito gosto as autoridades russas satisfariam a solicitação se seu propósito era “vincular parte importante de sua vida a atividades na Rússia”.

Não é a primeira vez que Putin concede a cidadania russa a uma celebridade estrangeira. Em janeiro de 2013 o beneficiado foi o ator francês Gérard Depardieu. (EFE)

Sair da versão mobile