Terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
36°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Presidente da Ucrânia afirma que quis matar Putin após ataque a hospital infantil

Compartilhe esta notícia:

O governo russo negou a autoria do ataque ao hospital.

Foto: Reprodução
O governo russo negou a autoria do ataque ao hospital. (Foto: Reprodução)

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse na terça-feira (9) que crianças que morreram em ataques russos ao seu país o fizeram querer matar o chefe russo Vladimir Putin. Em conversa antes da cúpula da Otan em Washington, Zelensky falou da sua própria dor quando crianças morreram na guerra russa contra a Ucrânia, dizendo que isso o fez “querer matar Putin neste momento”.

Uma missão de direitos humanos das Nações Unidas disse na terça-feira que havia uma “alta probabilidade” de que o principal hospital infantil de Kiev tenha sido atingido diretamente por um míssil russo durante uma série de ataques aéreos em cidades ucranianas, matando pelo menos 44 pessoas, enquanto o Kremlin continuava a negar envolvimento.

O governo brasileiro condenou o bombardeio russo que atingiu o hospital infantil Ohmatdyt, em Kiev. O ataque ocorreu na segunda-feira (8). Outras cidades ucranianas também foram alvo de mísseis.

“O governo brasileiro reitera sua condenação a ataques em áreas densamente povoadas, especialmente quando acarretam danos a instalações hospitalares e a outras infraestruturas civis, e expressa sua solidariedade às vítimas e a seus familiares”, afirmou o Itamaraty em comunicado, sem citar a Rússia.

O Itamaraty pediu a ambas as partes do confronto que o direito internacional humanitário seja respeitado, assim como a proteção especial conferida a instalações e unidades médicas, “que devem ser respeitadas em todas as circunstâncias”.

“Até que os atores relevantes se engajem de forma genuína e eficaz em negociações de paz, o Brasil reitera o apelo para que três princípios para a desescalada da situação sejam observados: não expansão do campo de batalha, não escalada dos combates e não inflamação da situação por qualquer parte”, afirmou o governo em comunicado.

O governo russo negou a autoria do ataque ao hospital e afirmou que a destruição foi causada por um sistema defeituoso de defesa aérea da Ucrânia.

Na esperança de mudar o curso do conflito opressor que começou em fevereiro de 2022, Zelensky quer que a Otan envie mais armas e dinheiro e ofereça garantias de segurança. Zelensky participou da cúpula da Otan como convidado, mas a Ucrânia quer juntar-se ao grupo para evitar futuros ataques da Rússia.

Em um claro aviso ao presidente russo Vladimir Putin, os EUA disseram na quarta-feira que começarão a instalar mísseis de longo alcance na Alemanha em 2026, as armas norte-americanas mais potentes a serem instaladas no continente europeu desde a Guerra Fria.

Uma declaração da Otan também disse que os aliados fornecerão pelo menos 40 bilhões de euros em ajuda militar no próximo ano, embora não tenham chegado ao compromisso plurianual que Stoltenberg havia solicitado. Os membros também se comprometeram a continuar apoiando a Ucrânia “em seu caminho irreversível para a plena integração euroatlântica, incluindo a adesão à Otan”.

Biden tem argumentado que a Otan está “mais forte do que nunca” e que a Ucrânia pode e vai deter Putin “com nosso apoio total e coletivo”. O presidente dos EUA organizou um jantar para os aliados da Otan na Casa Branca na quarta-feira, ressaltando o papel da aliança em garantir “liberdade, segurança e democracia” para todos os seus cidadãos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Polícia Federal descobre dispositivos ilegais para roubar dados em computadores do INSS
Além das joias, lista de presentes de Bolsonaro tem kit de vacina, 444 camisas de futebol e pistola personalizada
https://www.osul.com.br/presidente-da-ucrania-afirma-que-quis-matar-putin-apos-ataque-a-hospital-infantil/ Presidente da Ucrânia afirma que quis matar Putin após ataque a hospital infantil 2024-07-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar