Volodymyr Zelensky, atual presidente da Ucrânia, teve participação barrada na cerimônia do Oscar 2022. Amy Schumer, comediante que será uma das três apresentadoras do prêmio deste ano, revelou em entrevista à atriz Drew Barrymore que tentou viabilizar a presença do político, mas teve a solicitação negada pela produção.
De acordo com Amy, o intuito da participação de Zelensky era colocar o presidente ucraniano para comentar a atual guerra entre seu país e a Rússia. Na avaliação da comediante, o Oscar é uma grande plataforma para abordar questões sociais e políticas muito importantes para a sociedade.
“Eu realmente sugeri, eu queria encontrar uma maneira de ter Zelensky em vídeo ou fazer uma fita, ou algo assim só porque há tantos olhos para o Oscar. Não tenho medo [de fazer isso], mas não sou eu quem produz o Oscar”, explicou a atriz, citando que a ideia foi barrada pela própria organização.
Para a apresentadora, mais do que questões políticas, a participação do presidente foi barrada para manter o clima leve da cerimônia. Os organizadores do Oscar idealizam o prêmio como uma noite de “férias” na qual as pessoas assistem para se esquecerem da realidade.
“Acho que [o Oscar] é uma ótima oportunidade para pelo menos comentar algumas coisas. Eu tenho algumas piadas que meio que destacam o tipo de condição atual [da guerra]. Quero dizer, há tantas coisas horríveis acontecendo que parece difícil focar em alguma delas”, completou a atriz.
Amy dividirá a função de apresentadora do Oscar 2022 ao lado de Regina Hall e Wanda Sykes – ambas também comediantes. Questionada pela revista Variety sobre o veto à participação de Zelensky, a rede ABC, responsável pela transmissão da premiação nos Estados Unidos, não respondeu.
Com transmissão na TNT e no Globoplay no Brasil, a cerimônia do Oscar 2022 será realizada neste domingo, dia 27 de março.
Excluída vai apresentar prêmio
Após não ser convidada para o Oscar 2022, Rachel Zegler, protagonista de Amor Sublime Amor (2021), foi
incluída na lista de apresentadores do prêmio. Depois de internautas criticarem a ausência da atriz, organizadores a listaram entre os artistas que passarão pelo tapete vermelho da cerimônia.
A polêmica se iniciou no último domingo (20), quando a atriz usou seu Instagram para afirmar que não compareceria à premiação. “Não estou convidada, então usarei calça de moletom e a flanela do meu namorado”,
respondeu a um fã que perguntou qual roupa seria utilizada na grande noite.
Segundo a revista The Hollywood Reporter, a comoção na web fez com que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas repensasse o quadro de apresentadores. Agora, Rachel dividirá o palco com nomes como Lady Gaga, Zoë Kravitz e Bill Murray.
A atriz, que no momento está em Londres por conta das gravações do liveaction de Branca de Neve, terá que organizar sua agenda para realizar ambos os compromissos. Ainda de acordo com o The Hollywood Reporter, esforços para modificar o cronograma de filmagens já estão planejados.