Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 1 de setembro de 2022
Ravil Maganov, presidente da companhia petrolífera russa Lukoil, morreu nesta quinta-feira (1º) aos 67 anos após cair de uma janela de um hospital em Moscou, informou à agência de notícias Reuters uma fonte ligada à família.
A imprensa da Rússia também noticiou a morte de Maganov, mas não explicou qual é a fonte da informação nem a razão de o empresário estar no hospital.
Nos últimos meses, desde o início da Guerra da Ucrânia, mortes misteriosas de oligarcas multimilionários russos, principalmente da indústria de energia, foram registradas em diferentes cidades da Rússia e da Europa. Não foi confirmada qualquer relação entre os casos.
A petrolífera Lukoil não emitiu nota sobre a morte de Maganov, que trabalhava na empresa desde 1993. Ele supervisionou refino, produção e exploração de petróleo, tornando-se presidente em 2020. Seu irmão, Nail, é o chefe da produtora de petróleo russa de médio porte Tatneft.
Ravil Maganov era um colaborador próximo de um dos fundadores da Lukoil, Vagit Alekperov, ex-vice-ministro do Petróleo soviético, que renunciou ao cargo de presidente da companhia em abril, uma semana depois que o Reino Unido impôs um congelamento de ativos e uma proibição de viagens, como parte das sanções sobre as ações militares da Rússia na Ucrânia.