Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 11 de julho de 2023
Mercado precifica o início do ciclo de cortes nos juros para a próxima reunião do Copom, que acontece em agosto. Na foto, o presidente Lula
Foto: ReproduçãoO presidente Lula (PT) disse nesta terça-feira (11) que o presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, é “teimoso”. Ele destacou, porém, acreditar que a taxa básica de juros começará a cair em breve.
“A inflação está caindo e logo vai começar a abaixar a taxa de juros. O presidente do Banco Central é teimoso, mas não tem mais explicação [para o patamar atual da Selic]”, disse em sua transmissão semanal, “Conversa com o Presidente”.
Em relação à inflação, mencionada por Lula, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) registrou deflação de 0,08% em junho, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com isso o acumulado de 12 meses se aproxima da meta.
O mercado precifica o início do ciclo de cortes nos juros para a próxima reunião do Copom (Conselho de Política Monetária do Banco Central), que acontece em agosto. A expectativa é de que a baixa seja sutil, de 0,25 ponto percentual (atualmente a Selic está em 13,75% ao ano).
Em sua fala, o presidente Lula também comentou a importância de se ter uma maioria no Congresso para governar o país e aprovar medidas como a proposta de emenda à Constituição da reforma tributária e o projeto de lei do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais).
“O que é uma maioria para governar? É você ter tranquilidade de votar as coisas que o governo considera que são importantes para o País, para a sociedade brasileira, você tem que ter uma maioria porque senão você se mata”, disse.