Terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 7 de novembro de 2023
Marcio Pochmann falou da intenção de aumentar o quadro de funcionários e de repor perdas salariais de servidores
Foto: Agência IBGE NotíciasO presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Marcio Pochmann, anunciou que o Instituto realizará o “maior concurso da história” em termos de número de vagas. Essa informação foi compartilhada durante uma entrevista concedida à Revista Focus, que está associada a uma fundação relacionada ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Pochmann não especificou o número de vagas, no entanto, expressou o interesse em expandir o corpo de funcionários do instituto e em compensar as reduções salariais que afetaram os servidores nos anos anteriores.
De acordo com o chefe do IBGE, este ano marca o retorno dos concursos para o IBGE. O Instituto optou, inclusive, por participar de um concurso nacional unificado que está sendo conduzido pelo governo federal em colaboração com o Ministério de Gestão e Inovação. Conforme Pochmann, o IBGE atualmente conta com aproximadamente 11 mil servidores. Dentre esse total, quatro mil fazem parte do quadro permanente, enquanto sete mil estão alocados no quadro temporário.
Ele reconheceu que o IBGE é uma instituição que tem problemas, mas destacou que eles estão sendo acompanhados, em um processo que inclui escuta e diálogo com o Governo Federal.