Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Presidente do INSS diz que pedidos de benefícios devem ser atendidos em até 30 dias a partir de 2024

Compartilhe esta notícia:

A meta é um pedido do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi

Foto: Agência Brasil
Pagamentos referentes ao mês de abril serão feitos a partir do dia 24. (Foto: Agência Brasil)

O presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Alessandro Stefanutto, afirmou que a sua gestão tem como objetivo atender requerimentos de concessão de benefícios em, no máximo, 45 dias já neste ano e em 30 dias a partir de 2024. A meta é um pedido do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

“Queremos garantir que as pessoas que pedem o benefício não tenham descontinuidade de renda. Se eu atender em 30 dias, pouco importa o tamanho da fila, até porque eu recebo cerca de 1 milhão de requerimentos por mês. O importante é que eu tenha mecanismos para atender a fila em até 30 dias, e é nisso que estamos trabalhando”, disse Stefanutto.

Segundo ele, o INSS toma ações emergenciais para reduzir o contingente, mas a prioridade é estabelecer “medidas estruturantes” para controlar a fila. A mais recente delas é a mudança de regras para concessão do auxílio-doença. Agora, é possível solicitar o benefício remotamente, por meio de análise de documentos no novo sistema Atestmed.

O modelo simplifica e agiliza o processo de concessão do Benefício por Incapacidade Temporária. Para que a mudança não abra espaço para fraudes, o presidente do INSS indica que serão reforçadas as linhas de auditoria para verificar a autenticidade dos atestados. Ele defende que a alteração pode reduzir gastos.

“Quando concedo o benefício dentro do prazo, não tenho que pagar por esse período longo de espera, com juros e correção, e há uma economia para o Estado. A pessoa volta logo ao trabalho e melhora a produtividade brasileira. Além disso, essa pessoa não tem que pegar dinheiro com um agiota, sendo que tem o direito”, explicou Stefanutto.

Para 2024, o instituto prevê uma campanha de atualização cadastral, que também faz parte do conjunto de mudanças estruturais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Manual para fabricar arma química foi encontrado junto ao corpo de um integrante do Hamas
Exército de Israel realiza operações pontuais por terra no Norte de Gaza
https://www.osul.com.br/presidente-do-inss-diz-que-pedidos-de-beneficios-devem-ser-atendidos-em-ate-30-dias-a-partir-de-2024/ Presidente do INSS diz que pedidos de benefícios devem ser atendidos em até 30 dias a partir de 2024 2023-10-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar