Segunda-feira, 03 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
33°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Presidente do México anuncia acordo com Donald Trump para pausar tarifas por um mês

Compartilhe esta notícia:

Claudia Sheinbaum conversou com o republicano após os EUA oficializarem durante o fim de semana a taxação de 25% em itens mexicanos

Foto: EBC
Claudia Sheinbaum conversou com republicano nesta manhã, após os EUA oficializarem durante o fim de semana a taxação de 25% em itens mexicanos (Foto: EBC)

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou nesta segunda-feira (03) que fez um acordo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para pausar tarifas durante um mês.

Em uma publicação feita em sua rede social X, Sheinbaum afirmou que teve uma conversa com o presidente norte-americano, “com grande respeito” pelo relacionamento entre os dois países. Com isso, chegaram a uma série de acordos:

O México reforçará imediatamente a fronteira norte com 10 mil membros da Guarda Nacional para impedir o tráfico de drogas do México para os Estados Unidos, particularmente fentanil.

Os Estados Unidos estão comprometidos em trabalhar para impedir o tráfico de armas de alta potência para o México. As equipes dos dois países começarão a trabalhar em duas frentes: segurança e comércio.

As tarifas comerciais entre os dois países estão suspensas por um mês a partir de agora. Em entrevista a jornalistas nesta segunda-feira, a presidente mexicana disse que, durante a conversa com Trump, os chefes de Estado entenderam que essa seria a melhor forma de continuarem competitivos com a China e com outras nações do mundo.

Ela informou que, a partir de agora, o México terá três mesas de trabalho conjuntas com o governo norte-americano. “Já temos uma mesa com a Secretaria do Departamento dos Estados Unidos, onde o subsecretário está trabalhando fortemente para a defesa dos nossos irmãos mexicanos e sobre todos os temas que tenham a ver com imigração”, disse a presidente mexicana.

“Agora, se abrem duas novas mesas de trabalho, uma para tratarmos sobre o tema de segurança e outra sobre o tema de comércio”, completou Sheinbaum, reforçando o quanto considera importante a pausa das tarifas. “Teremos um mês para trabalhar e convencer a todos que esse é o melhor caminho”.

Canadá segue caminho oposto

No sábado, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, retaliou a imposição de tarifas e anunciou uma taxa de 25% sobre produtos dos EUA, em resposta às taxas adotadas pelo governo norte-americano.

Trudeau afirmou que as tarifas prejudicariam os EUA, um aliado de longa data. Ele encorajou os canadenses a comprar produtos canadenses e passar férias no Canadá, em vez de nos EUA.

Trudeau mencionou que as tarifas de 25% afetariam uma variedade de produtos, incluindo cerveja, vinho, bourbon, frutas, sucos de frutas (como o suco de laranja da Flórida, estado natal de Trump), além de roupas, equipamentos esportivos e eletrodomésticos.

Ele afirmou ainda que o governo estuda medidas não tarifárias, incluindo restrições ligadas a minerais críticos, aquisição de energia e outras parcerias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Segunda Turma do Supremo forma maioria para manter condenações de réus do caso Boate Kiss
Advocacia gaúcha se reunirá em Tramandaí em evento que conta com competições esportivas e serviços de saúde
https://www.osul.com.br/presidente-do-mexico-anuncia-acordo-com-donald-trump-para-pausar-tarifas-por-um-mes/ Presidente do México anuncia acordo com Donald Trump para pausar tarifas por um mês 2025-02-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar