Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de setembro de 2022
Pacheco é o terceiro na linha sucessória ao Palácio do Planalto
Foto: Roque de Sá/Agência SenadoEm razão de viagens de Jair Bolsonaro e de seus sucessores, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), assumirá a Presidência da República pela terceira vez.
Bolsonaro deve embarcar no sábado (17) para o Reino Unido, onde estará presente no velório da rainha Elizabeth II. Depois, ele viajará aos Estados Unidos para participar da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidos).
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), também estarão viajando durante a ausência de Bolsonaro. Pela legislação eleitoral, caso assumam o exercício da Presidência, Mourão e Lira ficariam inelegíveis para a disputa dos cargos de senador pelo Rio Grande do Sul e de deputado federal por Alagoas, respectivamente.
Mourão, o primeiro na linha sucessória, está com viagem programada para Lima, capital do Peru. O destino da viagem de Lira ainda não foi divulgado.
A primeira vez que Pacheco – o terceiro na linha sucessória – exerceu a Presidência da República foi no dia 6 de maio, quando Bolsonaro viajou a Guiana, Mourão ao Uruguai e Lira aos EUA. A segunda vez foi em 8 de junho, quando Bolsonaro e Lira foram para os EUA, e Mourão à Espanha.