Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 18 de novembro de 2024
Uma cena inusitada chamou a atenção de quem estava no calçadão de Copacabana, na noite de domingo (17). Por volta das 23h, um grupo de homens com terno e gravata acompanhados por uma mulher se destacou. Algumas pessoas que caminhavam ou andavam de bicicleta pelo local identificaram um dos integrantes do grupo como o presidente da França, Emmanuel Macron.
“Eu vi. Eu filmei. Não estou acreditando. Macron aqui falando com o povo, todo vereador. Muito aleatório”, comentou surpreso um internauta, que fez imagens do passeio. “Essa é a esposa dele”, identificou uma mulher que estava em uma bicicleta.
A mesma mulher postou nas redes sociais dela uma selfie ao lado do presidente francês com a legenda “Eu e Macron, meu amigo de BRT”, brincando com o fato de que o estrangeiro estava passeando pela orla de Copacabana como um cidadão comum, que ela pode encontrar facilmente numa viagem de ônibus.
Vestindo terno, o líder francês caminhou pelo calçadão da praia acompanhado pela esposa, Brigitte Macron, e uma pequena comitiva. O passeio foi flagrado também pela rede de TV CNN.
Macron, que estava na Argentina, chegou ao Rio na tarde de domingo para participar das reuniões de cúpula do G20 que acontecem até esta terça-feira (19).
Em Buenos Aires (Argentina), Macron se encontrou com o presidente argentino Javier Milei, que também está no Rio.
Macron recorreu a suas redes sociais para anunciar que estava na cidade. No Instagram, uma imagem do Cristo Redentor com as cores da bandeira do seu país foi postada, acompanhada da legenda “O símbolo do Rio de Janeiro com as cores da França. Verdadeira marca de amizade! Caro @LulaOficial, caros amigos brasileiros, neste dia de celebração da sua República, feliz festa!”.
Noruega
O primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Store, já escolheu o seu lugar favorito no Rio: a Praia de Copacabana, na Zona Sul. Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma lista de reuniões com chefes de Estado no Forte de Copacabana no domingo, Store aproveitou que o tempo melhorou e correu na orla, deu um mergulho e até apitou uma partida de futebol de areia.
No Instagram, o premiê definiu como “um maravilhoso começo de dia” a corrida pela ciclovia da Avenida Atlântica, na altura do Posto 5. Nada de paletó e gravata: o traje era bermuda, uma camiseta e tênis esportivo. Depois, já sem camisa, Store não hesitou em dar um mergulho.
Com um boné para protegê-lo do sol, mas de calça, o primeiro-ministro trocou de camisa na areia, assumiu o apito e foi o árbitro de uma partida de futebol do Instituto Karanba, de São Gonçalo, fundado pelo norueguês Tommy Nilsen, em 2006. Como juiz, teve atitude e, logo no início do jogo, apitou uma falta. “Com bom espírito esportivo, o clima logo fica bom novamente”, ressalta o primeiro-ministro, responsável por também entregar o troféu aos campeões.
Ao fim do tour pela praia, Store ainda comeu waffles feitos pela Igreja dos Marinheiros, que se apresenta como “uma organização ideal para noruegueses no exterior”.
“Eu amei a Praia de Copacabana, é um lugar importante para o mundo. Gostei bastante porque na Noruega não temos esse contato com o mar, onde os prédios ficam de frente para a praia, então achei muito lindo”, afirmou.