O presidente da República, Jair Bolsonaro, se manifestou sobre a possibilidade de uma regulamentação da mídia no país neste domingo (5). O presidente, afastou qualquer possibilidade e inclusive, citou as redes sociais como veículo de mídia excluído de possibilidade de regulação.
“Em meu Governo a chama da democracia será mantida sem qualquer regulamentação da mídia, aí incluída as sociais”, afirmou Bolsonaro em sua conta oficial no Twitter.
Em meu Governo a chama da democracia será mantida sem qualquer regulamentação da mídia, aí incluída as sociais. Quem achar o contrário recomendo um estágio na Coréia do Norte ou Cuba.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) May 5, 2019
Em 2015, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, a regulamentação da mídia já chegou a ser tema de discussões, no entanto, não foi à frente. Na época, o governo acreditava que a medida democratizaria a comunicação e combateria oligopólios e monopólios no setor.
O presidente brasileiro disse ainda que órgãos federais foram orientados pela Advocacia-Geral da União (AGU) a proceder com a reintegração de posse de imóveis públicos ocupados por causa de algum protesto, em outra postagem no Twitter. Segundo o presidente, a reintegração de posse não deverá aguardar decisão judicial correspondente.
“Por meio da Advocacia-Geral, o governo orientou os órgãos federais a fazer reintegração de posse de imóveis públicos ocupados ou invadidos por ‘manifestantes’ sem aguardar demoradas decisões, agilizando os serviços dos pagadores de impostos. Tudo dentro da lei”, postou o presidente.
Por meio da @AdvocaciaGeral, o governo orientou os órgãos federais a fazer reintegração de posse de imóveis públicos ocupados ou invadidos por “manifestantes” sem aguardar demoradas decisões, agilizando os serviços dos pagadores de impostos. Tudo dentro da lei.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) May 5, 2019
Porém, em entrevista a um veículo de comunicação, o general Santos cruz, atual Ministro da Secretaria de Governo, afirmou que quem governa não é o presidente e sim os três poderes. Segundo ele, as mídias sociais devem ser “disciplinadas” e a constituição “melhorada”.
Santos Cruz mostrando quem é ao dizer de maneira "democrática" que o Presidente não manda nada e que as redes sociais precisam ser "disciplinadas". Acordem!
Partiu Santa Cruz
https://t.co/j0ekG0Iwsd— coachsandrolima ?? #EuapoiaALavajato (@coachsandrolima) May 5, 2019