Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 10 de janeiro de 2017
O presidente Michel Temer chegou na madrugada desta terça-feira (10) a Portugal para participar do funeral do ex-presidente e ex-primeiro-ministro português Mário Soares, que morreu no sábado (07), aos 92 anos, em Lisboa. A homenagem dos chefes de Estado a Soares está prevista para as 11h (horário de Brasília), no Mosteiro dos Jerônimos, segundo a assessoria do Palácio do Planalto.
Antes da cerimônia, Temer se encontra com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém. Do local, os dois, junto com outros líderes mundiais, partirão em direção ao funeral de Soares.
Temer embarcou para Portugal na tarde de segunda-feira (09), acompanhado do ex-presidente José Sarney, do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.
Segundo a agenda divulgada pela Secretaria de Comunicação Social, a comitiva brasileira retorna a Brasília no início da tarde. Enquanto Temer estiver no exterior, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ocupa o cargo o presidente em exercício. Maia já despachou do Palácio do Planalto ontem, e a previsão é que ele volte a trabalhar no local nesta terça.
A decisão de Temer de ir a Lisboa para o funeral de Soares ocorre em meio a críticas ao presidente por ele não ter viajado, na semana passada, a Manaus (AM) e a Boa Vista (RR), após rebeliões em presídios nas duas cidades resultarem na morte de cerca de 100 presos. (AG)