Quinta-feira, 31 de outubro de 2024
Por Redação O Sul | 11 de setembro de 2021
O copiloto de um avião que saiu da Bolívia transportando quase 300 quilos de cocaína e caiu em Brasnorte, na região norte de Mato Grosso, na última terça-feira (7), foi preso pela PM (Polícia Militar) do Estado. A informação foi divulgada na quinta-feira (9).
Segundo a PM, o copiloto, de 29 anos, confessou que estava na aeronave e que receberia dinheiro para levar a droga para Goiânia. O piloto tentou fugir, mas foi localizado e preso no mesmo dia.
OS policiais militares foram acionados por populares que relataram ter visto um homem com uma mochila pedindo carona nas proximidades do Rio Cravari. De imediato, os policiais cercaram a região e localizaram a carreta em que o suspeito havia pegado carona. A PM encontrou o suspeito do lado externo do veículo. Com o homem, a polícia encontrou uma mochila com mantimentos, água, 300 gramas de maconha e roupas.
O suspeito confessou que era o copiloto do avião com nove fardos de cocaína oriundos da Bolívia, que havia caído no dia 7, após ter sido interceptado por equipes da ação integrada “Operação Hórus/Vigia”, envolvendo a FAB (Força Aérea Brasileira), Polícia Federal, Gefron (Grupo Especial de Fronteira), Polícia Militar de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas) do MT.
O homem contou ainda para a PM que receberia R$ 50 mil para levar a droga de avião até a cidade de Goiânia, no Estado de Goiás. Ele relatou que o piloto da aeronave foi mudar a rota, quando caíram na região de mata e que estava embrenhado no matagal.
O motorista que deu carona para o suspeito contou que encontrou o homem após fazer uma parada para o almoço e que só deu a carona para ele porque o suspeito aceitou ser transportado no lado externo da carreta. A PM detectou que o suspeito apresentava ferimentos pelo corpo. Os policiais conduziram o suspeito para a PF (Polícia Federal).
Sem plano de voo
De acordo com a Polícia Federal, foram encontrados 296,25 quilos de cocaína e 1 quilo de maconha dentro da aeronave. Além das drogas, o avião foi apreendido.
Segundo a polícia, o veículo não tinha plano de voo e entrou no espaço aéreo do Brasil pela fronteira com a Bolívia, mas foi interceptado pela FAB.
Em seguida, o piloto tentou fazer um pouso forçado em um campo aberto do município, mas acabou perdendo o controle e caiu.
Todo o material apreendido foi encaminhado para a base da PF em Cuiabá.
A polícia informou que as buscas continuam para tentar localizar outros integrantes de uma suposta organização criminosa envolvida no tráfico de drogas entre Brasil e Bolívia.