Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de julho de 2016
O detento Fabricio de Lima, de 31 anos, fugiu no começo da tarde desta terça-feira (12), do PRPF (Presídio Regional de Passo Fundo). Ele conseguiu pular o muro da casa prisional durante o banho de sol. Lima possui antecedentes por roubo a banco, roubo a ônibus de excursões, roubo de veículos e a residências. O fugitivo é considerado de alta periculosidade.
Segundo a direção da casa prisional, a guarita do pátio B, que deveria contar um PM (Policial Militar), estava sem servidor. Esse sentinela é designado conforme escala da BM (Brigada Militar), segundo a direção do PRPF. Ainda de acordo com a direção da casa prisional, a Susepe [Superintendência dos Serviços Penitenciários do Estado] fez a solicitação à BM, mas a guarita ficou vazia, o que facilitou a fuga.
O tenente-coronel Ricardo Hofmann, comandante do 3º RPMon, informou que será instaurada sindicância para ver se houve falha da BM. No entanto, ele avalia que a responsabilidade por presos no pátio interno da casa prisional é da Susepe. “Quem faz a segurança durante o banho de sol de apenados é a guarda interna, seja por meio de videomonitoramento ou por agente [penitenciário], mas só a sindicância vai apontar se houve falha da Brigada Militar”, afirmou o comandante.
Lima já havia deixado de se apresentar no Instituto Penal de Passo, em agosto de 2015, quando cumpria pena no regime semiaberto. Ele havia sido recapturado no começo deste ano em flagrante delito – receptação e posse ilegal de arma de fogo – e encaminhado ao PRPF.