Domingo, 27 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Preso por suspeita de envolvimento com corrupção na Petrobras, José Carlos Bumlai diz ter ganhado 2 milhões de reais em sorteio

Compartilhe esta notícia:

O número de Bumlai foi sorteado em dezembro de 2012 e a bolada, resgatada em 15 de janeiro de 2013 (Foto: Divulgação)

Preso na semana passada por suspeita de envolvimento com corrupção na Petrobras, o empresário José Carlos Bumlai figura como ganhador de 2 milhões de reais em sorteio de um título de capitalização pela loteria federal. A prisão na semana passada acendeu temor de novos estragos no Planalto e no PT em virtude da proximidade de Bumlai com o ex-presidente Lula e pela atuação do empresário em áreas sensíveis, como a Petrobras, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o setor elétrico.

A “sorte” de Bumlai é uma das dezenas de operações consideradas atípicas que integram relatório com informações fornecidas pelos bancos ao órgão de inteligência financeira do Ministério da Fazenda. O material está nos autos da Lava-Jato. O chamado “Pé Quente Bradesco”, que rendeu 2 milhões de reais, foi comprado por ele por R$ 1.000. O número de Bumlai foi sorteado em dezembro de 2012 e a bolada, resgatada em 15 de janeiro de 2013. É o maior prêmio pago anualmente neste tipo de papel.

Títulos de capitalização sequer podem ser chamados de investimento porque não rendem juros. Em aplicação similar à de Bumlai na mesma instituição, o comprador do título só consegue receber de volta o valor integral do que pagou se não tocar no dinheiro dentro de 24 meses. No período, só há correção monetária pela TR (Taxa Referencial).

O título de capitalização mais popular do País é a Tele Sena, que faz sorteios pela TV. Bancos costumam dizer que estes papéis são um meio de estimular a poupança com o atrativo do sorteio. No caso do prêmio do amigo de Lula, os 2 milhões de reais foram pagos em uma agência de Guajará-Mirim (RO). O patrimônio e os negócios dele e de sua família concentram-se em MS e SP.

Além do prêmio do título de capitalização, o relatório mostra que o empresário sacou 5 milhões de reais em dinheiro vivo. Entre janeiro de 2010 e outubro de 2013, o empresário foi 37 vezes a agências do Banco do Brasil e da Caixa e saiu carregando pacotes com valores entre 100 mil reais e 265 mil reais. (Folhapress) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Tumba de Tutancâmon pode conter câmara secreta com Nefertiti ou Kiya
Ladrão esquece celular após tentar roubar uma moto e é identificado
https://www.osul.com.br/preso-por-suspeita-de-envolvimento-com-corrupcao-na-petrobras-jose-carlos-bumlai-diz-ter-ganhado-2-milhoes-de-reais-em-sorteio/ Preso por suspeita de envolvimento com corrupção na Petrobras, José Carlos Bumlai diz ter ganhado 2 milhões de reais em sorteio 2015-11-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar