Domingo, 26 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de janeiro de 2017
Um preso peruano bolou um plano de fuga cinematográfico para escapar da cadeia de Ancón 1 pela porta da frente. Alexander Jeferson Delgado Herrera, 27 anos, dopou seu próprio irmão gêmeo para assumir sua identidade e fugir da penitenciária de segurança máxima.
Alexander recebeu a visita de seu irmão gêmeo Giancarlo Steven, que foi levar alimentos e cartas de familiares. Durante a visita, Alexander deu um copo de refrigerante para o irmão, que acabou adormecendo. A polícia investiga se havia algum tipo de sedativo na bebida.
O preso, então, trocou de roupa com seu gêmeo e saiu, passando pelos seis portões da cadeia. Nenhum guarda o parou ou checou se o detento tinha um carimbo no braço, algo obrigatório para todos os visitantes da unidade.
Somente algumas horas depois que a polícia se deu conta da troca de irmãos na cadeia. Um exame de digitais confirmou que Giancarlo, e não seu irmão, estava preso. Alexander havia cumprido dois anos de sua pena de 16 anos por roubo e abuso sexual. Ele agora está na lista de foragidos da polícia peruana.
Já Giancarlo foi, inicialmente, acusado de ter favorecido o irmão. Ele nega a ajuda e diz ser vítima do caso. O diretor da penitenciária e outros seis funcionários estão sendo investigados em um processo interno por conta da fuga de Alexander.