Agentes da 5ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa realizaram, na manhã desta quinta-feira (25), uma operação para prender uma quadrilha responsável por uma chacina em um bar no bairro Rubem Berta, na Zona Norte de Porto Alegre, em agosto do ano passado.
Seis criminosos foram presos, entre eles o homem que comandou as execuções. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, sendo um deles no litoral, e sete mandados de prisão preventiva. Quatro dos presos são suspeitos de estarem envolvidos diretamente na chacina, enquanto outros dois bandidos foram detidos por tráfico de drogas.
Segundo a delegada Luciana Smith, as vítimas da chacina estavam no bar quando foram rendidas e mortas com diversos disparos de arma de fogo. Cinco pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida. A investigação também apurou que um dos envolvidos no crime foi morto em um confronto com a Brigada Militar em setembro de 2017. Além da chacina, os bandidos são responsáveis por homicídios no bairro Mario Quintana.
“O grau de extrema violência da chacina tem como pano de fundo a disputa por grupos criminosos pela hegemonia do tráfico de drogas naquela região, resultando em um alto número de vítimas, muitas delas sem um envolvimento direto com o crime organizado”, destacou a delegada. “Essa é a resposta que a Polícia Civil dá para sociedade, uma investigação com os autores identificados e com prisões realizadas”, completou.
O diretor do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa, delegado Paulo Grillo, reforçou o comprometimento da Polícia Civil para fatos dessa gravidade. “Quando temos um fato dessa magnitude, a delegacia responsável trata como prioridade a elucidação do caso e a formação de uma boa prova para o processo criminal”, disse. Ele ressaltou ainda a importância da participação da sociedade por meio de informações e denúncias anônimas para o andamento das investigações de homicídios e de outros crimes.
Caxias do Sul
Agentes da Delegacia Especializada de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas de Caxias do Sul, prenderam, na noite de quarta-feira (24), um homem de 43 anos, no município da Serra Gaúcha. O bandido foi condenado a 47 anos de prisão por homicídios e outros crimes, de acordo com o delegado Adriano Linhares,