Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de agosto de 2023
Os criminosos montaram uma fábrica que clonava placas veiculares
Foto: Polícia Civil/DivulgaçãoA Polícia Civil deflagrou, na manhã desta segunda-feira (21), a Operação Calidum para prender integrantes de uma organização criminosa gaúcha, voltada ao tráfico de drogas, que roubava veículos e adulterava placas a fim de obter dinheiro para comprar armas de fogo.
Foram cumpridos dois mandados de prisão temporária, três de prisão preventiva, cinco de busca e apreensão e um bloqueio de contas bancárias no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre, em Gravataí, na Pasc (Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas), na Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas e na Penitenciária Estadual de Porto Alegre.
Cinco criminosos foram presos. Os agentes apreenderam 12 celulares e drogas. A operação contou com a participação de 20 policiais civis e 20 penais.
As investigações iniciaram em dezembro de 2022. A base territorial do grupo criminoso é o bairro Santa Tereza, na Zona Sul da Capital, mais especificamente a localidade chamada “Buraco Quente”. O grupo integra uma facção local.
Foi apurado que, além do tráfico de drogas, o grupo comprava armas de fogo de grosso calibre para ataques contra facções rivais e para aumentar os lucros por meio do roubo de veículos, adulteração de placas e revenda desses carros. O bando montou uma fábrica que clonava placas veiculares.
“O grupo é especializado na distribuição de maconha na Capital e também na lavagem de capitais mediante transferência reiterada dos valores para contas de terceiros. A investigação está em estágio avançado, de modo que as prisões são necessárias para a conclusão do inquérito policial e demonstração de vínculos entre os indivíduos”, informou a Polícia Civil.