Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de agosto de 2024
Cantora revelou que, quando teve sepse, seu pai foi a primeira pessoa a dizer que ela poderia morrer
Foto: Reprodução/InstagramA cantora e empresária Preta Gil, 50 anos, revelou, em entrevista ao Conversa com Bial, da TV Globo, que recebeu um conselho muito importante de seu pai, Gilberto Gil, enquanto estava se recuperando da sepse que sofreu no ano passado.
Na conversa exibida na terça-feira (27), a voz de “Sinais de Fogo” contou ao apresentador Pedro Bial que ouviu de seu pai que, se ela sentisse que não tinha mais forças para lutar, deveria aceitar o fim da vida e ir tranquila. Segundo Preta, Gil explicou que ela não precisava viver lutando contra a doença, conforme ela escreveu em seu novo livro, “Preta Gil: Os primeiros 50”.
“Filha, a natureza é sábia. Somos parte dela e vamos voltar pra ela, isso faz parte da vida”, citou Bial ao ler um trecho do livro. “Se estiver sendo muito difícil pra você e se for sua hora, aceite”, complementou Preta. “Se estiver muito pesado pra você, vai, se deixa ir. É muito ruim viver com esse incômodo e lutando da forma que você tá lutando.”
A cantora explicou que o conselho foi muito importante para que ela reunisse forças na recuperação, porque foi só ali que ela percebeu que não queria morrer e precisava lutar pela própria vida. Preta acrescentou ainda que, até aquele momento, ninguém havia explicado sobre a gravidade do seu quadro de saúde. Ela estava internada na UTI após apresentar um quadro de infecção generalizada após uma sessão de quimioterapia e corria risco de morrer.
“Aquilo virou uma chave na minha cabeça porque em nenhum momento ninguém tinha me dito que eu estava correndo risco de vida ainda. O pai trouxe a realidade e eu falei: ‘Não quero morrer, não. Não chegou a minha hora, não’. E funcionou muito”, relatou. “Foi ótimo ele ter disso isso para mim porque eu estava na merda.”
Preta acredita que seu estado de saúde fez Gilberto Gil voltar para 2016, quando ele foi internado para tratar uma insuficiência renal crônica. Ela contou que, na época, o cantor de “Drão” e “Aquele Abraço” chegou a desistir do tratamento.
“Ele deu uma desistida uma hora. Ele falou: ‘Não está dando para mim, eu não quero mais esse tratamento, esse tratamento vai me matar’. Ele pediu que os médicos suspendessem o tratamento que ele tava fazendo. Acho que ele se colocou nesse mesmo lugar”, disse.
Retorno do câncer
No domingo (25), Preta Gil publicou um vídeo em suas redes sociais informando seus seguidores que, apesar de estar em remissão do câncer, a doença voltou e foi encontrada em quatro lugares.
“Não só no meu caso, como no caso de 40% das pessoas que tem um câncer primário e foi o que aconteceu comigo, o meu câncer voltou”. Na sequência, ela explica os locais onde a doença se instalou: “Eu tenho dois linfonodos, eu tenho uma metástase que fica no peritônio e eu tenho um nódulo, uma lesão no ureter”. A cantora foi ao hospital para fazer seus exames de rotina, quando foi surpreendida com o diagnóstico.