A economia brasileira registrou retração de 1,95% no primeiro trimestre deste ano em relação ao quarto trimestre de 2019, segundo o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma espécie de prévia do PIB (Produto Interno Bruto). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (15).
O número foi calculado após ajuste sazonal, uma “compensação” para comparar períodos diferentes de um ano. Quando a comparação é feita com o resultado do primeiro trimestre de 2019, porém, o IBC-Br indica uma queda menor, de 0,28% (sem ajuste sazonal).
Os números do BC mostram que o nível de atividade econômica começou a sentir os efeitos da pandemia do novo coronavírus em março, quando houve queda de 5,90% na comparação com fevereiro, segundo o IBC-Br.
Em janeiro e fevereiro deste ano, o índice havia registrado, respectivamente, altas de 0,05% e de 0,32% na comparação com os meses anteriores.
Os dados oficiais do PIB do primeiro trimestre serão divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 29 de maio.