Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 23 de setembro de 2015
Tem início, às 5h20min desta quarta-feira, a primavera no Brasil. A tendência histórica da estação é de que as chuvas se tornem mais intensas e frequentes.
Neste ano, o fenômeno El Niño, causado pelo aquecimento da superfície do oceano Pacífico na área equatorial, fará com que as chuvas se concentrem abaixo de uma linha que corta os Estados de Mato Grosso, Goiás, a metade de Minas Gerais e três quartos do Rio de Janeiro. A estação será ainda mais chuvosa no Mato Grosso do Sul e na Região Sul.
No Rio Grande do Sul, esta quarta-feira será de muito calor, com ocorrência de temporais, segundo o Centro Estadual de Meteorologia. O ar quente que chega do Norte da Argentina e Paraguai faz as temperaturas se aproximarem dos 40°C, na região Noroeste do Estado. Todo este calor e a presença da frente fria no Sul do Estado causam temporais principalmente na região da Campanha, Zona Sul e Centro. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, as temperaturas ficam ao redor dos 30°C.
Previsão
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é de que no Oeste e Sul e na Região Metropolitana da capital gaúcha o céu fique parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de chuva em áreas isoladas, neste primeiro dia de primavera. Nas demais regiões, parcialmente nublado e há possibilidade de chuva forte e queda de granizo em áreas isoladas do Sul do Estado. A temperatura oscila entre a mínima de 14°C e máxima de 36°C no RS. Nos próximos dias, incluindo o final de semana, o tempo deverá seguir instável na maior parte do Estado.