Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 16 de julho de 2022
Ivana Trump, a primeira esposa do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, morreu na última quinta-feira (14) após cair acidentalmente das escadas de sua casa em Nova York (EUA), segundo informaram as autoridades e a imprensa local na sexta-feira (15).
O escritório legista local disse que a ex-modelo e empresária tchecoslovaca, de 73 anos, morreu devido a “ferimentos contundentes” no torso causados por um “acidente” depois que equipes de emergência a encontraram em sua casa em Manhattan.
De acordo com fontes policiais consultadas pelo jornal The New York Post, uma assistente e uma funcionária de limpeza de Ivana tentaram entrar na casa naquela manhã, mas não receberam resposta, e, quando um funcionário de manutenção abriu a porta, encontraram o corpo dela ao pé de uma escada, ao lado de uma xícara de café virada.
“Estou triste por informar àqueles que a amavam, que são muitos, que Ivana Trump faleceu em sua casa em Nova York”, disse, em sua rede social, Donald Trump, que teve com ela seus três filhos mais velhos: Donald Trump Jr., Ivanka e Eric.
“Era uma mulher maravilhosa, linda e impressionante, que levou uma vida grandiosa e inspiradora”, escreveu Trump, de 76 anos, em sua publicação. “Seu orgulho e alegria eram seus filhos, Donald Jr, Ivanka e Eric. Sentia tanto orgulhoso deles, como todos nós sentimos muito orgulho dela. Descanse em paz, Ivana!”
Ex-modelo e esquiadora
O ex-inquilino da Casa Branca enalteceu a vida “formidável” da ex-modelo e esquiadora de ascendência tcheca, com quem foi casado de 1977 a 1992.
O casal teve três filhos. O mais velho, Donald Jr, nasceu no mesmo ano em que se casaram. Depois, em 1981, nasceu Ivanka, seguida por Eric, em 1984.
“Nossa mãe era incrível: forte nos negócios, atleta de classe mundial, uma beleza radiante e uma mãe e amiga carinhosa”, publicou Eric Trump em sua conta no Instagram. “Sua mãe, seus três filhos e dez netos sentiremos muitas saudades dela”, acrescentou na mensagem.
Ao longo dos anos 1980, os Trump foram um dos casais de maior destaque em Nova York, e seu estilo de vida extravagante era um exemplo dos excessos da década.
Seu poder e fama cresceram à medida que o negócio imobiliário de Donald Trump disparou, no qual Ivana assumiu várias funções-chave.
Divórcio nos anos 1990
O rompimento do casal e o divórcio no começo dos anos 1990 ocuparam as páginas dos tabloides nova-iorquinos.
Segundo os boatos, o casamento se separou em parte pelo romance de Donald Trump com a atriz Marla Maples, com quem se casou em 1993 e teve uma filha chamada Tiffany.
O magnata americano se casou pela terceira vez com Melania Trump, em 2005, e tiveram um filho, Barron, de 16 anos.
Casada quatro vezes
Ivana, por sua vez, contraiu matrimônio quatro vezes ao longo da vida, uma antes de se casar com Trump e outras duas após a separação.
Após um tempo trabalhando nos negócios imobiliários com aquele que foi seu marido, Ivana Trump seguiu uma carreira empresarial de sucesso na moda, com joias e produtos de beleza.
A ex-modelo também escreveu vários livros. Em outubro de 2017, meses depois de Trump chegar à Casa Branca, Ivana Trump publicou “Raising Trump”, livro em que relata ter ensinado aos filhos “o valor do dinheiro, a não mentir, nem enganar, nem roubar, e a respeitar os demais”. As informações são da agência de notícias Efe e do portal de notícias G1.