Sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 20 de outubro de 2022
A premiê vinha sofrendo uma forte pressão para renunciar
Foto: Reprodução/TwitterHá apenas um mês e meio no governo, a primeira-ministra britânica, Liz Truss, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (20). O anúncio foi feito durante um pronunciamento em Londres.
Ela é a terceira premiê do Reino Unido consecutiva a renunciar antes do fim do mandato e a que menos tempo ficou no cargo. Truss, que substituiu Boris Johnson, vinha sofrendo uma forte pressão para renunciar por conta de um polêmico plano econômico que gerou revolta no mercado e dentro do Partido Conservador.
O plano previa um corte amplo e severo de impostos no país e, em paralelo, um empréstimo bilionário para cobrir o rombo nas contas públicas. A proposta foi muito mal recebida dentro do próprio governo e pelo mercado, em um momento no qual a inflação do Reino Unido ultrapassou 10%, a maior nos últimos 40 anos.
A premiê disse que não poderia cumprir as promessas que fez quando estava concorrendo à liderança conservadora. No pronunciamento, ela afirmou que já informou ao rei Charles III sobre a renúncia.