Ícone do site Jornal O Sul

Primeira modelo trans da Victoria’s Secret é brasileira e está confirmada no tradicional desfile da marca

A paixão da jovem por moda existe desde a infância, quando customizava suas próprias roupas. (Foto: Reprodução/Instagram)

Dia 15 de outubro está de volta o tradicional desfile “Victoria’s Secret Fashion Show”, após um hiato de cinco anos. E tem brasileira confirmada entre as modelos, as famosas Angels, como foram apelidadas as profissionais que entram na passarela do evento e se destacam na marca. Valentina Sampaio compartilhou a novidade nas redes sociais.

“Ai, meu Deus!”, diz ela em vídeo, completando na legenda: “Estou nas nuvens! ‘Manhê’, estou dentro! Vejo vocês no ‘Victoria’s Secret Fashion Show 2024′”.

A cearense, de 27 anos, mostrou ainda o roupão especial, uma bolsa e o convite que recebeu para ser uma Angel do tão aguardado evento. Além de ser a primeira brasileira confirmada para esse retorno do desfile, ela já foi pioneira antes quando se tornou a primeira modelo trans a ser contratada pela marca.

O desfile é conhecido no meio da moda e coloca suas principais modelos para desfilarem com as peças da marca, usando asas de anjo. Além disso, estrelas da música cantam na passarela, como Katy Perry e Taylor Swift já fizeram. O último evento aconteceu em 2018 e depois houve um grande hiato, em meio a críticas e polêmicas sobre a falta de diversidade.

Em 2023, a Victoria’s Secret fez um desfile-documentário, o “The Tour”, mas somente para este ano foi anunciado o retorno do tradicional “Victoria’s Secret Fashion Show”.

A modelo segue os passos de outras grandes profissionais da área brasileiras, que pisaram, inclusive, nas passarelas do “Fashion Show”, como Adriana Lima, Gisele Bündchen e Alessandra Ambrosio. Valentina já trabalhou com campanhas e desfile para a marca de lingerie. No início deste ano, ela falou sobre o orgulho de ter trazido mais representatividade ao posto de Angel da grife:

“Fiquei muito feliz e honrada. Um marco que sinalizava o quanto a minha vida tinha mudado, e a marca também, se transformando, abraçando mais a diversidade. Fico com o coração cheio de alegria em fazer parte desse avanço, também de poder dar esperança para outras meninas que se inspiram em mim, poder dizer que é possível”, disse ela para a Vogue.

A paixão da jovem por moda existe desde a infância, quando customizava suas próprias roupas. Adolescente, ela desenhava croquis e peças. A modelo fez faculdade de moda em Fortaleza e foi nessa época que começou a fotografar e decidiu seguir a profissão.

Alcançou a visibilidade por meio das redes sociais, sendo procurada por marcas para estrelar campanhas brasileiras. Não demorou para que ela se mudasse para São Paulo e participasse de eventos importantes, como a Fashion Week. Em seguida, começou a viajar internacionalmente para fazer capas de revista.

Em depoimento dado para a Veja no ano passado, Valentina relembrou preconceitos que já viveu no meio:

“Cheguei a ser tirada de estúdio, estando toda arrumada e pronta para fotografar, quando o cliente percebeu que eu era trans. Hoje as pessoas sabem quem eu sou, então não sofro mais diariamente, pelo menos no ambiente de trabalho”.

Além de modelo, ela é atriz e ativista. Valentina trabalha com a Victoria’s Secret desde 2019. Valentina esteve presente no elenco de modelos do último desfile da grife, o “The Tour”, e agora foi confirmada para o grande retorno do tradicional evento da marca para este ano.

“Fazer parte desse movimento de mudanças e de maior inclusão é muito importante. É uma vitória para mim e para a sociedade como um todo”, declarou ela para a Veja.

Desfile

Até o momento, Valentina foi a única brasileira confirmada no elenco de modelos. A expectativa pelo anúncio de Gisele Bündchen é alta entre os fãs, até gringos, que reconhecem a grandiosidade da brasileira nas passarelas da marca.

Foram confirmadas, além de Valentina, as modelos Gigi Hadid, Behati Prinsloo Levine, Taylor Hill, Grace Elizabeth, Imann Hammam, Devyn Garcia, Mayowa Nicholas, Tyra Banks, Paloma Elsesser e Candice Swanepoel.

O número musical será comandado pela cantora Cher, ao lado de Tyla e de Lisa, do Blackpink.

Sair da versão mobile