Três mulheres mantidas reféns pelo Hamas foram libertadas no fim da manhã deste domingo (19), após o início do acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista. Elas foram entregues à Cruz Vermelha.
Após deixarem a Faixa de Gaza, as mulheres foram recebidas por militares israelenses. As reféns são Romi Gonen, de 24 anos, Doron Steinbrecher, de 31, e Emily Damari, de 28.
Ao chegarem em Israel, as três receberam atendimento médico, conforme o Exército do país, e depois foram levadas a um hospital para a realização de exames. Segundo a Cruz Vermelha, elas estão em bom estado de saúde.
Romi foi sequestrada em uma emboscada enquanto tentava deixar um festival de música eletrônica em Israel, perto da fronteira com a Faixa de Gaza, em outubro de 2023. Emily, que possui nacionalidade britânica-israelense, foi sequestrada no Kibutz Kfar Aza, no Sul de Israel. Já Doron morava em Kfar Aza e foi rendida dentro do próprio apartamento.
As três mulheres fazem parte do primeiro grupo de 33 reféns que serão libertados pelo Hamas nos próximos dias. Em troca, Israel prometeu soltar prisioneiros palestinos e recuar as forças militares dentro da Faixa de Gaza.